OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

quarta-feira, 22 de março de 2023

BC reforça necessidade de nova regra fiscal para tornar viável queda da Selic, dizem especialistas



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu por manter a taxa básica de juros – a Selic – em 13,75% ao ano. Para especialistas, o comunicado mostra que autoridade monetária reconheceu a piora no cenário internacional e doméstico com relação ao mercado de crédito e reforçou a necessidade de uma nova regra fiscal para trazer segurança às contas públicas.

“Haverá muita repercussão política em relação o que foi divulgado. O governo espera uma sinalização melhor, mas não temos arcabouço fiscal, isso ainda coloca preocupação. Ficamos em uma dependência muito grande de um modelo bem desenhado e que consiga não sofrer interferências do governo e Congresso”, avalia Sergio Vale, comentarista da CNN e economista-chefe da MB Associados.

Em relatório, o Inter também reforça a necessidade de uma nova regra fiscal para que um ciclo que queda da taxa Selic seja viável.

“O novo arcabouço fiscal deve ser apresentado em abril, quando teremos mais clareza sobre o caminho que o governo quer seguir, e a reunião seguinte do Copom poderia estabelecer a base para o início do ciclo de cortes. Caso o arcabouço seja minimamente robusto e crível, ele será um importante aliado no controle das expectativas”, diz o documento.

CNN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário