Em um incidente em 1º de agosto, policiais detiveram uma mulher que tentou jogar um coquetel Molotov em um cartório de registro e alistamento militar em Stavropol. Não houve vítimas ou feridos, disse o governador da região, Vladimir Vladimirov.
Em São Petersburgo, uma mulher foi detida na noite de 2 de agosto depois de tentar incendiar a porta do cartório de registro e alistamento militar no distrito de Admiralteysky, informou a RIA Novosti.
Uma fotografia postada nas redes sociais e geolocalizada pela CNN em um escritório de alistamento militar no distrito de Kuzminki, a sudeste de Moscou, mostrou a porta pegando fogo na terça-feira, após o que parecia ser outro ataque desse tipo. O vídeo do rescaldo, também geolocalizado pela CNN, mostrou a cena isolada pelas autoridades, com a mesma porta com graves marcas de queimadura.
Alguns meios de comunicação russos relataram que o incêndio começou na terça-feira, depois que uma mulher local de 62 anos jogou um coquetel molotov na porta do escritório de alistamento militar.
Incidentes semelhantes foram relatados em outras cidades da Rússia.
Mais de 10 casos militares de incêndio criminoso em ou relacionados aos escritórios de registro e alistamento militar foram relatados nos últimos dois dias, com a mídia estatal dizendo que na maioria dos casos “os perpetradores se tornaram vítimas de golpistas por telefone”.
“Eles forçam as vítimas a fazer transações financeiras e, então, manipulando e prometendo devolver o dinheiro, se oferecem para cometer um ataque terrorista”, relatou a TASS, citando o FSB. “Suas vítimas, via de regra, são categorias socialmente vulneráveis de cidadãos ou pessoas que se encontram em situação de vida difícil, facilmente sugestionáveis.”
Os ataques ocorrem depois que o presidente russo, Vladimir Putin, assinou projetos de lei que estendem a idade para o alistamento militar, além de aumentar as multas e endurecer as regras para aqueles que tentam fugir da convocação para o serviço militar.
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário