OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Rússia inicia produção em massa do veículo de defesa aérea Typhoon-PVO


 Typhoon-PVO. Foto: Russian MoD

O veículo de combate Typhoon-PVO, desenvolvido para apoiar esquadrões de defesa aérea equipados com MANPADS (sistemas portáteis de defesa antiaérea), concluiu com sucesso os testes estatais e entrou oficialmente em produção em massa, segundo anunciou Fanil Ziyatdinov, diretor-geral da fábrica russa Kupol.

“O Typhoon-PVO para esquadrões MANPADS concluiu com êxito os testes estaduais no ano passado e agora está entrando em produção em série”, disse Ziyatdinov em entrevista à revista National Defense, publicada pela mídia estatal russa.

“Isso não apenas aumentará a utilização da capacidade da fábrica, mas também ampliará a mobilidade e a proteção das tripulações, trazendo benefícios significativos às nossas forças armadas no campo de batalha.”

Plataforma modular e proteção aprimorada

Integrado à família Typhoon de veículos blindados, o Typhoon-PVO representa um avanço no programa de modernização das Forças Armadas russas.

Criado a partir de um plano estratégico aprovado pelo Ministério da Defesa em 2010, o programa Typhoon visa unificar a base de veículos blindados do país por meio de plataformas modulares como o KAMAZ-63968 e os modelos Ural-63095 e 63099.

Os primeiros protótipos foram exibidos em 2011, próximo a Moscou.

Embora os veículos Typhoon tenham sido inicialmente projetados para transporte de tropas, sua flexibilidade permite configurações para artilharia autopropulsada, lançadores de drones, guindastes, caminhões de reboque e, agora, veículos de defesa aérea como o Typhoon-PVO.

Fonte e imagens: tass | Russian MoD. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

MSN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário