A TV tradicional segue em queda livre no Brasil e as plataformas de streaming e de vídeos não param de crescer. Em maio, pelo menos um terço dos brasileiros já abandonou os canais de TV aberta e da TV por assinatura, preferindo ligar o aparelho para acompanhar os vídeos on demand. Segundo dados da Kantar Ibope para o universo dos vídeos e que foram divulgados nesta quarta-feira (11), A TV linear, que é a somatória das emissoras abertas e dos canais por assinatura representaram 66,5% dos telespectadores que sintonizaram os aparelhos ao longo dos dias. Ao mesmo tempo, os vídeos on demand, que são compostos pelas plataformas de streaming e redes sociais de vídeo, como o YouTube, o TikTok e o e o Twitch, abocanharam 33,5%, ou seja, pouco mais de um terço do total de brasileiros.
Os números representam um crescimento de mais de 3% em um único mês, já que em abril, este formato ficou com 32,5% do bolo total de telespectadores. Os dados não se referem apenas aos aparelhos de televisão, mas também a tablets e a smartphones Ao se considerar apenas televisores, os dados são mais modestos, com 21,8% em vídeos on demand e a TV linear com 78,2%.
. A liderança neste formato segue, com folga, para o YouTube, que chegou a 20,2% do total de telespectadores brasileiros, ficando atrás apenas da Globo. Em seguida, surge o TikTok, se isolando no segundo lugar, registrando 4,6%. Logo depois apareceu a Netflix com 4,2%, enquanto o Globoplay segue em queda livre pelo terceiro mês consecutivo, ficando com 1,5, permitindo que a Prime Video cole, com 1,2%..
A TV aberta sofreu uma queda significa, embora siga com folga na liderança, registrando 58,2% do total de quem sintonizou os aparelhos. A queda em relação a abril foi de 2%, pois no mês anteriores, as emissoras abertas ficaram com 59,3%. a TV paga reagiu ao apresentar um leve crescimento, ficando com 8,3% da audiência total, enquanto em abril os números marcavam 8,1%. Os dados mostram um sintoma da busca do telespectador para programação on demand e não ficando preso à programação. Um exemplo é a crise de audiência de novelas como Mania de Você (2024) e, mais recentemente, Vale Tudo. Enquanto a novela das nove, em seus áureos tempos, chegou a 50 pontos no Ibope, agora não passaram dos 25, com sorte.
Na telinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário