OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

segunda-feira, 9 de março de 2015

Brasil lidera ranking de países com maior dívida pública da América Latina


Produção de cédulas de notas de 50 reais na Casa da Moeda no Rio de Janeiro

fonte: Veja 

O Brasil lidera a lista dos países com a dívida pública mais elevada na América Latina, segundo estudo sobre o panorama fiscal da região divulgado nesta segunda-feira pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). De acordo com o relatório, que será detalhado nesta terça-feira, a dívida pública externa brasileira ficou em 63,5% do PIB em 2014. Em termos líquidos, entanto, o montante é bastante inferior (37%), seguido por Uruguai, Colômbia, Argentina, El Salvador, Costa Rica, Honduras e México, com níveis de endividamento moderado (entre 36% e 44% do PIB).
Nos últimos 25 anos, a dívida pública externa da América Latina e do Caribe registrou uma redução notável. No início dos anos 90 representava mais de 70% do PIB, enquanto chegou a 16% no ano passado, revelou o relatório da Cepal. O órgão ligado às Nações Unidas destacou que a carga tributária aumentou cinco pontos percentuais do PIB entre 2000-2013 na região, com uma estrutura de impostos regressiva.A queda dos preços dos produtos básicos é outro dos temas que o relatório faz referência. A queda dos custos implica em "uma redução das receitas provenientes dos recursos naturais não renováveis, que debilitam as finanças públicas dos países exportadores", aponta o relatório da Cepal.

A Cepal pede para que os países da América Latina continuem promovendo ações para combater a evasão fiscal, reduzir tratamentos preferenciais e, em geral, fortalecer a tributação sobre as rendas de capital.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário