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domingo, 30 de agosto de 2015

Água no lugar de gasolina?


Sérgio Melo monta o gerador de hidrogênio, onde o gás é separado através de bolhas – Foto Ednilto Neves

Fonte: Gazeta do oeste 

Em época de crise financeira, todo mundo quer economizar em tudo o que puder. E para quem usa o carro todo o dia, diminuir o consumo de combustível pode ajudar bastante no orçamento no final do mês. Um mecânico da cidade, já com bastante experiência em várias empresas, incluindo trabalhos fora do Brasil, está trazendo a Mossoró uma novidade que além de ajudar a economizar gasolina minimiza os danos ao meio ambiente. É o sistema de hidrogênio veicular que está sendo difundido pelo técnico em eletrotécnica, Sérgio Melo.
Ele explica que o sistema usa o gás hidrogênio para funcionamento de motores de combustão interna, à gasolina, etanol ou diesel. “É um equipamento conhecido como gerador de hidrogênio, ou seja, célula de hidrogênio. É um equipamento que funciona com água destilada, com uma e uma medição de hidróxido de sódio, entre 1 litro a 1,5 litro de água”.
O equipamento possui um borbulhador, um módulo PWM, equipamento para controle da amperagem a ser usada no gerador de hidrogênio. O sistema separa o oxigênio da água e extrai o gás, através do estado de borbulhação. “Não é ebulição, não ferve, cria bolhas quando o gás sobe, separando o gás da água”, esclarece o mecânico.
Sérgio explica como acontece o processo: “Ele vai entrar em estado de borbulhação, separando o oxigênio da água e soltando o gás. O gás vem retornando, acumula no reservatório e posteriormente o reservatório solta o gás para a queima da combustão.
Além de potencializar o combustível, o hidrogênio ainda propõe diversos benefícios para o carro e não lança poluentes na natureza.
“É um combustível de alta explosão. Mais potente do que a gasolina 20 vezes e mais explosivo do que o gás GNV 40 vezes. É tão potente que para armazenar é perigoso. Tem que ser fabricado e consumido. Não polui o meio ambiente, não estraga nada do motor, queima todo o resíduo de combustível e deixa o motor extremamente limpo, sem monóxido de carbono. A manutenção é praticamente zero”, explica Sérgio.

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