OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Obras de restauração do Forte dos Reis Magos custarão mais de R$ 8 milhões


Foto: Divulgação

Fonte: Jornal de Hoje 

O prefeito Carlos Eduardo Alves acompanhado do ministro do turismo Henrique Eduardo Alves e do secretário municipal de turismo Fred Queiroz, visitou na tarde desta quinta-feira (20) um dos principais cartões postais da cidade, o Forte dos Reis Magos. A visita faz parte das ações da prefeitura para realizar uma obra de restauração completa do espaço que atualmente está sobre o controle do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Prevista para custar cerca de 8 milhões de reais, a reforma que contará com recursos oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-Cidades Históricas) tem seu inicio previsto para o começo de 2016, mas segundo o Prefeito Carlos Eduardo Alves uma força tarefa já está sendo montada para que ainda este ano o forte comece a ser restaurado.
“Eu e o ministro estamos tentando correr contra o tempo para que ainda em 2015 estas obras sejam iniciadas. Este é um patrimônio que nunca poderia chegar ao estado que chegou. Agora vamos correr para que ele fique do jeito que merece. A população de Natal e os turistas merecem desfrutar do Forte dos Reis Magos com uma estrutura íntegra com acessibilidade, banheiros limpos e todo reformado”, enfatizou o chefe do executivo municipal.
Para o secretário municipal de turismo Fred Queiroz, outros encontros com o IPHAN que atualmente administra o Forte já aconteceram para que todo o processo que antecede o início das obras seja adiantado o mais rápido possível. “Tivemos uma reunião na semana passada com o  direção do Instituto, hoje responsável pelo Forte, para termos informações sobre a obra e fomos informados que se os recursos forem liberados as obras começam ainda em dezembro com previsão de um ano”.
O secretário ainda lamentou a onda de boatos sobre o encerramento das visitas ao Forte. “Essa reunião também foi necessária para esclarecimentos após uma onda de boatos de que o Forte já estaria fechado. Coisa que não aconteceu. Agora vamos aguardar a liberação dos recursos para que a obra comece”, acrescentou.
Ao final da visita o Ministro do turismo Henrique Eduardo Alves agendou uma reunião na semana que vem com o prefeito para tratar dos recursos para a obra. “Já deixamos agendado para semana que vem em Brasília uma reunião onde tentaremos resolver os últimos detalhes para que ao ser apresentado o projeto de restauração no mês que vem todos os tramites já estejam encerrados para que a obra não atrase”.
Também estiveram presentes na visita o secretário municipal de governo, Jonny Costa, a superintendente do IPHAN, Andréia Costa, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário