OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bairros da zona Oeste deverão ficar sem água durante o feriado do Natal


Equipes da Caern trabalham pare consertar rede de esgoto na zona Oeste de Natal; serviço não tem prazo para ser finalizado

Fonte: Tribuna do Norte 

Oito bairros da zona Oeste da capital potiguar deverão ficcar sem abastecimento de água durante o feriado do Natal. Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), o serviço onserto na rede de esgotamento sanitário da Cidade da Esperança suspenderá o fornecimento a partir do meio dia da próxima quinta-feira (24). A previsão é de que obra seja finalizada em oito dias, o que deve comprometer também o feriado do Ano Novo na região.De acordo com a Caern, serão atingidos pela suspensão os bairros do Bom Pastor, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, KM 6, Nazaré, Nova Cidade e a parte do bairro de Lagoa Nova mais próxima do local onde houve um afundamento na tubulação da rede de esgoto no último dia 10 de dezembro, na Rua Leopoldo Bretano, em Nazaré.

Segundo Marcelo Toscano, diretor-presidente da Caern, o possível período de chuvas e o feriado desta semana motivaram a realização do serviço emergencial. “Planejávamos parar o abastecimento para concluir o serviço somente em janeiro, porque sabemos que estamos em um período de festas onde há, naturalmente, o aumento do consumo de água. Porém, a situação é emergencial, não pode esperar. O esgoto está se acumulando nas vias e fluindo para as lagoas de drenagem (captação de água pluvial), e ainda temos a previsão de chuva nos próximos dias, o que pode piorar ainda mais a situação”, ressaltou ele.

A execução do serviço será retomada no sábado (26), depois que a Caern tiver suspendido o abastecimento (no dia 24) e consequentemente reduzido significativamente a carga na tubulação de esgoto. Dada a complexidade do conserto, não é possível para as equipes trabalharem com carga cheia, ou seja, com a tubulação recebendo esgoto. Por isso, o prazo para conclusão do trabalho também está relacionado a uma diminuição considerável na carga do sistema. “A população tem um papel essencial nesse processo de solução definitiva do problema: reduzindo ao máximo a produção de esgotos lançados na rede afetada”, explicou Toscano.

O diretor da Caern afirmou também que o abastecimento permanece normal até o meio dia de quinta-feira, para que a população possa reservar água para os dias de suspensão.

Paralelamente, enquanto persiste a situação emergencial, a Caern informou que está realizando a limpeza das lagoas de captação que recebem os efluentes e, quando a nova tubulação entrar em operação, esse esgoto será definitivamente tratado.

A empresa pública garantiu ainda que irá disponibilizar carros pipa para o funcionamento de serviços essenciais, como escolas, delegacias e unidades de saúde.
Também para as instituições de serviços essenciais, a empresa vai disponibilizar carros pipa enquanto perdurar a suspensão do abastecimento.

Adquira Já o Seu Lote!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário