OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

El Niño proporciona um dezembro de extremos de precipitação no Brasil


monitoramento 28 12 15 5

Fonte: De Olho no Tempo

Dezembro de 2015 vai terminando e com diferenças significativas de precipitação na maior parte do Brasil. Meteorologistas atribuem como sendo a principal causa, a atuação do fenômeno El Niño, que modifica completamente o escoamento do vento.
Chuva em demasia no Sul e em Mato Grosso do Sul, onde mais de 200 municípios, no total, sofreram com as enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
O mês de dezembro começou com chuva muito volumosa e consecutiva no sul de Mato Grosso do Sul e ao longo do mês, os sistemas convectivos provocaram temporais também entre o Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Estações meteorológicas automáticas de propriedade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acumularam entre 01 e esta segunda-feira (28), precipitação de:
588,8 mm em São Luiz Gonzaga, RS
421,8 mm em Dionísio Cerqueira, SC
419,4 mm em Planalto, PR
368,2 mm em Ponta Porã, MS
monitoramento 28 12 15 6
Embora em escala menor e de forma mais localizada, a anomalia de precipitação também ficou positiva na faixa leste da Região Nordeste, principalmente entre Alagoas e Rio Grande do Norte e em pontos do Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo.
O oposto, e em grande escala, foi verificado nas regiões áreas, em peso sobre o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste, onde em vários municípios, onde a média climatológica (1961-1990) de dezembro é de até 300 mm, o acumulado não passou de 100 mm, a exemplo de importantes regiões agrícolas de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, onde a soja plantada morreu por falta de umidade.
(Crédito da imagem: Reprodução/Cptec/Inpe)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
O portal De Olho No Tempo Meteorologia não realiza previsão de tempo ou expede aviso meteorológico. Para tal conteúdo acesse os órgãos oficiais de meteorologia no Brasil, Cptec/Inpe ou Inmet.
Em situação de risco eminente em sua região contate a Defesa Civil pelo telefone 199.
© 2000 – 2015. Todos direitos reservados ao portal De Olho No Tempo Meteorologia. Todo o material deste site pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído desde que mantida a fonte De Olho No Tempo Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário