OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Unidade de Pronto Atendimento deverá ser entregue no inicio de 2014

Prefeitura de Lajes, divulga...

Unidade de Pronto Atendimento deverá ser entregue no inicio de 2014

As obras de construção da UPA em Lajes estão a todo vapor, e a previsão de entrega da unidade de saúde é para o inicio do próximo ano. Com investimento que passam de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais), a expectativa é de que os benefícios para o município, assim como para a região, sejam os melhores possíveis.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) funcionará como uma unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudará a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos lajenses aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA têm capacidade para atender casos que exijam atenção médica intermediária.

Essa unidade atende a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA 24 horas trabalha de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que já é uma realidade em Lajes. Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.

Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminham, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado. 

A UPA funcionará sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica. 

SECOM – Prefeitura de Lajes com Informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário