OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Pagamento de impostos aperta bolso de potiguares em janeiro



fonte: no minuto

O início do ano é marcado sempre pelo planejamento e pagamento de impostos. É a hora de pagar impostos como os obrigatórios para quem possui carro como o licenciamento anual, o seguro obrigatório, conhecido como DPVAT e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Além disso, o tradicional Imposto sobre Propriedade Territorial Urbano (IPTU) desponta como gasto de início de ano.
Os economistas indicam o pagamento à vista, que pode ter desconto, ou parcelado, caso o proprietário do veículo ou imóvel não tenha programado o pagamento dos primeiros impostos do ano. Mas caso o proprietário do veículo não tenha uma reserva e ainda tenha dívidas de cartão de crédito por exemplo, não vale a pena antecipar uma conta que pode ser parcelada. A prioridade é não pagar juros nas dívidas antigas.
No caso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o imposto é cobrado pela prefeitura de cada município e calculado a partir do valor do metro quadrado do imóvel e também tem desconto caso o contribuinte esteja adimplente (ou seja, sem dívidas). O pagamento da primeira parcela ocorre geralmente em janeiro e pode ser feito em até dez vezes, de acordo com a determinação municipal. Contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única podem ter descontos. O pagamento é feito através de boleto.
Para entender o pagamento dos impostos, o Nominuto fez uma pesquisa detalhada e explica para você leitor quais são esses impostos.
IPVA
IPVA-H
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia a cada Estado (de 1 a 6%) de acordo com o valor do veículo.
Seguro Obrigatório (DPVAT)
DPVAT-H
O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres tem por finalidade amparar as vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos automotores ou por suas cargas, em todo o território nacional, independente de quem seja a culpa desses acidentes.
LICENSAS-H
Licenciamento Anual
Deve ser feito anualmente e autoriza o veículo a circular em território nacional. Serve para atestar as condições de segurança e conformidade quanto às normas de emissão de poluentes e ruído.
CASAS-H
Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)
O imposto é cobrado pela prefeitura de cada município e calculado a partir do valor do metro quadrado do imóvel e também tem desconto caso o contribuinte esteja adimplente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário