OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Filipinas declaram estado de emergência após tufão deixar mais de 100 mortos


 Divulgação/Cruz Vermelha Filipinas

presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., declarou estado de emergência no país devido à passagem do tufão Kalmaegi, no início da semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), logo após a Defesa Civil atualizar o número de mortos para 114. Ao todo, 127 pessoas seguem desaparecidas.

Segundo Marcos Jr., a medida auxiliará na resposta ao tufão, que deixou uma série de destruição no país, sobretudo na província de Cebu, onde 71 óbitos foram registrados. O recurso permite a liberação facilitada de fundos de emergência, o que ajudará a promover assistência imediata à população.

As Filipinas foram atingidas pelo tufão na última terça-feira (4). Com fortes chuvas acompanhadas de rajadas de ventos de até 205 km/h, a tempestade atingiu a costa do país, provocando inundações repentinas nas cidades. Mais de 400 mil pessoas foram evacuadas para abrigos de emergência.

Esse é o segundo tufão a passar pelas Filipinas nos últimos três meses. Em setembro, o país foi atingido pelo supertufão Ragasa, que também deixou um rastro de destruição em Taiwan e Hong Kong.

Apesar do território filipino ser frequentemente atingido por tufões, devido à sua localização no meio do Cinturão de Tufões do Pacífico, uma área de formação de ciclones tropicais no oeste do Oceano Pacífico, cientistas alertam que as tempestades estão se tornando mais poderosas devido às mudanças climáticas. Isso ocorre por conta dos oceanos mais quentes, que fornecem mais calor e umidade para a atmosfera, resultando em chuvas intensas.

SBT NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário