OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nomes Esquecidos no Meio das Estatísticas

RN CVLI 24MAR2014

Por Ivenio Hermes
Faltando apenas 6 dias para o final do mês de abril, o homicímetro no Rio Grande do Norte em 2014 já ultrapassa preocupantemente a marca de 2013.
Em 30 de abril de 2013 o Estado do Rio Grande do Norte atingiu o número de 536 crimes violentos letais intencionais. Neste ano da graça de 2014, no dia 23 de abril, chegamos a essa contagem quando Leandro Alberto da Silva caiu morto após ter sido executado por tiros de arma de fogo no bairro da Redinha, em Natal.
Leandro Alberto da Silva é a 187ª vítima de homicídio somente em Natal, uma das mais belas capitais do Brasil, que vem sendo manchada pelo sangue de inocentes, pois todos são inocentes até se prove, mediante a lei, o contrário.
A ausência do Estado promove a violência num povo historicamente pacífico, e como diz a professora, blogueira e ativista de direitos sociais, Kezia Lopes, “Não está fácil, não é brincadeira, não estamos brincando de filme de terror, precisamos de medidas urgentes e já. Não de fantasias imaginárias tiradas do pirlimpimpim do Sitio do Pica Pau Amarelo”.
Todos percebem a ineficácia do que tem sido feito no setor de segurança pública, em que pese todas as promessas não cumpridas e pelas quais a Administração de Rosalba Ciarlini não deu a menor satisfação ao povo que a elegeu, pelo contrário, em troca, foram recebidas propagandas falaciosas que somente tiveram a capacidade de transportar quem nelas acreditou para um mundo de ilusões.
A ilusão de segurança não foi capaz de impedir que Darlan Bezerra de Lima, de 15 anos, se tornasse a 45ª vítima de homicídio em Parnamirim, nem Dgiulle Cunha de Lima, de 24 anos de idade, de ser ao mesmo tempo, a 21ª vítima de homicídio em Macaíba e a 324ª da região metropolitana de Natal.
Em Mossoró Jorge Paulo do Nascimento é o nome da 57ª vítima de homicídio, e Arni Praxedes de Melo, a 4ª vítima de Patu e a 133ª do Oeste Potiguar, por pouco não cedendo seu lugar nas estatísticas para o Soldado O. Filho, que foi baleado juntamente com o Sr. Arni na tentativa de assalto à agência dos Correios, na data de ontem, 23/4/2014, em Patu/RN. Ambos foram vítimas, tanto de bandidos com armamento e número superior, quanto de governos que deixaram a situação chegar a esse ponto.
O jovem Ivo Rodrigo Ferreira da Silva foi a 150ª vítima menor de 21 anos de idade, nessa mortandade de jovens. Seu nome foi associado a crimes e talvez por isso ou pela absoluta falta de condições de investigar, sua morte nunca venha a ter a autoria definida.
O senhor Elias Belarmino de Souza, 42 anos de idade, não terá seu nome entre as vítimas de crimes violentos letais intencionais no Rio Grande do Norte, pois sua morte durante uma tentativa de assalto na Av. Alberto Maranhão, Barrocas, Mossoró, foi causada por infarto, um mal súbito, que por tanto não recebe a característica de “intencional”, sendo sua morte apenas uma concausas no concurso de pessoas para o estabelecimento da causa do crime. O Sr. Elias faleceu, pois sua condição de saúde o deixou à mercê do medo causado pela ausência do Estado em lhe fornecer a segurança que ele merecia.
Chegamos à marca de 540 crimes violentos letais intencionais, e sabe-se lá quantos mais terão suas vidas ceifadas pela falta de políticas públicas de segurança.
Talvez se fosse bela a fantasia criada pelas falsas políticas de interiorização da Polícia Civil e pelo engodo da criação de Batalhões originados pela divisão de outros, bastasse o Doutor Caramujo, médico do Reino das Águas Claras com suas pílulas que curam qualquer doença, para socorrer os potiguares da doença da desgovernança, do descaso que sofrem e de terem seus nomes perdidos no meio das estatísticas, pois se isso ocorre é porque foram antes esquecidos pelos governantes desrespeitosos com seu pacto com a sociedade.
Infelizmente, não vivemos num mundo de fantasia e nem o pó depirlimpimpim, belíssima criação de Monteiro Lobato, é capaz de nos transportar para uma terra segura de fantasia, pois não é isso que queremos, o povo norte-rio-grandense quer é segurança para viver feliz aqui mesmo, no Rio Grande do Norte.
____________________
SOBRE O AUTOR:
Ivenio Hermes é escritor Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública e Ganhador de prêmio literário Tancredo Neves, ativista de direitos humanos e sociais e pesquisador nas áreas de Criminologia, Direitos Humanos, Direito e Ensino Policial.
____________________
DIREITOS AUTORAIS E REGRAS PARA REFERÊNCIAS:
É autorizada a reprodução do texto e das informações em todo ou em parte desde que respeitado o devido crédito ao(s) autor(es).
HERMES, Ivenio. Nomes Esquecidos no Meio das Estatísticas. Disponível em: <http://j.mp/1rqdcLc >. Publicado em: 24 abr. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário