OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Huawei deve ter papel limitado em redes 5G do Reino Unido



Huawei

Fonte: BBC

O Reino Unido decidiu deixar a Huawei continuar sendo usada em suas redes 5G, mas com restrições, apesar da pressão dos EUA para bloquear a empresa.
A empresa chinesa será proibida de fornecer kit para "partes sensíveis" da rede, conhecida como núcleo.
Além disso, somente será permitido responder por 35% do kit na periferia de uma rede, que inclui mastros de rádio.
E será excluído de áreas próximas a bases militares e instalações nucleares.
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, havia sugerido anteriormente que o uso dos equipamentos da Huawei representava um risco de espionagem, dizendo que "não seremos capazes de compartilhar informações" com nações que as colocam em seus "sistemas de informações críticas".
Mas o secretário de Relações Exteriores Dominic Raab disse que a decisão não afetaria a relação de compartilhamento de inteligência do Reino Unido com os EUA e outros aliados próximos.
"Nada nesta revisão afeta a capacidade deste país de compartilhar dados de inteligência altamente sensíveis em redes altamente seguras, tanto no Reino Unido quanto em nossos parceiros, incluindo o Five Eyes", disse o ministro à Câmara dos Comuns.
Um documento publicado pelo Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) indica que as redes do Reino Unido terão três anos para cumprir os limites do uso dos equipamentos da Huawei .
"A Huawei está tranqüilizada pela confirmação do governo do Reino Unido de que podemos continuar trabalhando com nossos clientes para manter o lançamento do 5G nos trilhos", disse o chefe da empresa no Reino Unido, Victor Zhang , em comunicado .
"Dá ao Reino Unido acesso à tecnologia líder mundial e garante um mercado competitivo".

'Derrota estratégica'

O primeiro-ministro enfrentou pressão dos EUA e de alguns parlamentares conservadores para bloquear o gigante tecnológico chinês por razões de segurança nacional.
Um funcionário do governo Trump disse que os EUA "estão decepcionados" com a decisão.
Pequim havia alertado o Reino Unido de que poderia haver repercussões "substanciais" em outros planos de comércio e investimento, caso a empresa fosse banida completamente.
A escolha foi descrita como o maior teste da estratégia pós-Brexit de Boris Johnson até o momento.
O senador Tom Cotton, um membro republicano do Comitê de Inteligência do Senado dos EUA twittou sua consternação.
"Permitir que a Huawei construa as redes 5G do Reino Unido hoje é como permitir que a KGB construa sua rede telefônica durante a Guerra Fria" , publicou ele .
"O PCC [Partido Comunista Chinês] agora terá uma base para conduzir espionagem generalizada na sociedade britânica e aumentou a alavancagem econômica e política sobre o Reino Unido".
A Huawei sempre negou que ajudaria o governo chinês a atacar um de seus clientes. O fundador da empresa disse que "fecharia a empresa" em vez de ajudar "qualquer atividade de espionagem".
O parlamentar conservador Tom Tugendhat, ex-presidente do Comitê de Relações Exteriores, twittou que a "declaração do governo deixa muitas preocupações e não fecha as redes do Reino Unido a um ator internacional freqüentemente maligno".

Acima do limite

Três em cada quatro das redes móveis do Reino Unido já haviam decidido usar e implantar os produtos 5G da Huawei fora do núcleo na "periferia".
Dois deles - Vodafone e EE - agora enfrentam a necessidade de reduzir sua dependência do fornecedor, pois mais de 35% de seus equipamentos de rede de acesso via rádio existentes foram fabricados por ele.
O limite também se aplica ao envolvimento da empresa baseada em Shenzen na implantação da banda larga de fibra completa.
De acordo com um relatório do governo publicado em junho passado , a Huawei atualmente possui uma participação de 45% desse mercado.
"Queremos conectividade de classe mundial o mais rápido possível, mas isso não deve ser à custa da nossa segurança nacional", disse a secretária digital britânica Baroness Morgan.
"Os fornecedores de alto risco nunca estiveram e nunca estarão em nossas redes mais sensíveis".
A BT tem alguns dos equipamentos da Huawei no centro de sua rede de EE, mas está no processo de substituí-lo.
"Este é um bom compromisso entre aliviar as preocupações de 'segurança' e garantir que o mercado 5G do Reino Unido não seja prejudicado", comentou Dimitris Mavrakis, analista de telecomunicações da ABI Research.
"Isso significa que haverá uma interrupção mínima nos planos de lançamento 5G existentes".

Novos fornecedores 5G

O governo também disse que o Reino Unido precisa "melhorar a diversidade no fornecimento de equipamentos" para as redes de telecomunicações do país.
Além da Huawei, os quatro principais fornecedores do mundo são:
  • Nokia - uma empresa finlandesa
  • Ericsson - uma empresa sueca
  • Samsung - uma empresa sul-coreana
  • ZTE - uma empresa chinesa que o governo do país possui em parte
Atualmente, o Reino Unido depende principalmente da Huawei, Nokia e Ericsson - uma situação que levou o diretor técnico do NCSC a afirmar que o "mercado está quebrado".
"Isso é loucura", acrescentou o Dr. Ian Levy .
"Precisamos diversificar significativamente o mercado no Reino Unido, a fim de termos uma base de suprimentos mais robusta para permitir a segurança a longo prazo das redes do Reino Unido e garantir que não acabemos nacionalmente dependentes de nenhum fornecedor".
Em resposta, o Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte disse que agora apoiará "o surgimento de novos entrantes disruptivos na cadeia de suprimentos" e promoverá "a adoção de padrões abertos e interoperáveis".
As novas regras ainda precisam ser debatidas e aprovadas pelos deputados.
Tim Morrison, ex-funcionário do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, pediu que eles se rebelassem.
"Ainda há tempo para os defensores de ambas as partes salvarem o relacionamento especial e os direitos de privacidade dos britânicos se eles votarem para bloquear esse erro do governo".
Espaço em branco da apresentação

Qual é o núcleo e por que a Huawei está sendo mantida fora dele?

Às vezes, o núcleo de uma rede de telefonia móvel é comparado ao seu coração ou cérebro.
É onde a voz e outros dados são roteados por várias sub-redes e servidores de computador para garantir que eles cheguem ao destino desejado.
Gráfico mostrando como as redes móveis operam
Espaço em branco da apresentação
Isso involve:
  • autenticar assinantes para que usuários específicos tenham acesso apenas aos serviços pelos quais pagaram e optaram por
  • enviando uma chamada para a torre de rádio certa para conectar-se ao celular de outra pessoa
  • gerenciamento de instalações como encaminhamento de chamadas e correio de voz
  • entrega de mensagens SMS e multimídia de um telefone para outro
  • encaminhamento de dados para serviços de terceiros, como aplicativos e sites
  • acompanhar o uso para calcular a conta de um indivíduo
Enquanto uma vez, muito disso envolvia equipamentos físicos conhecidos como roteadores e switches, no mundo 5G, grande parte deste kit foi "virtualizada". Isso significa que o software, em vez do hardware especializado, agora cuida de grande parte do trabalho.
Isso abre a porta para novos recursos. Mas um risco percebido é que ele também pode abrir o sistema para novos tipos de ataque.
E mesmo que a criptografia signifique que as informações manipuladas não possam ser espionadas, o medo é que um participante não autorizado ainda possa travar a rede - ou pelo menos interromper o fluxo de dados.

Como isso difere do resto da rede?

O núcleo é distinto da rede de acesso via rádio, que às vezes é chamada de "periferia".
O RAN inclui as estações base e antenas usadas para fornecer um link entre dispositivos móveis individuais e o núcleo.
Os especialistas às vezes descrevem isso como a parte "inovadora, mas burra" da rede. Isso ocorre porque o novo software de gerenciamento de tráfego e outros avanços significam que mais tráfego pode ser tratado do que antes, mas o equipamento não afeta o que acontece com os dados em si, além de transmiti-los.
Embora tenha sido comumente relatado que a vantagem da Huawei aqui é custo, os especialistas do setor dizem que uma vantagem maior é que atualmente pode fazer o mesmo trabalho que seus rivais usando menos antenas. Isso significa que menos solicitações de permissão de planejamento precisam ser aprovadas e o 5G pode ser implementado mais rapidamente como resultado.
A teoria é que, limitando a Huawei à RAN, mas banindo-a do núcleo, as autoridades tornam o risco de seu envolvimento mais "gerenciável".

Então, por que os americanos ainda estão preocupados?

Os chefes de cibersegurança do governo Trump, juntamente com seus colegas australianos, sustentam que, com o tempo, a "borda" - o nome dado à fronteira entre o núcleo e a periferia - desaparecerá, à medida que operações cada vez mais sensíveis forem realizadas mais perto dos usuários .
Como resultado, eles alegam que não será mais possível manter a Huawei e, por extensão, o estado chinês, fora das áreas mais sensíveis da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário