OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

MUNDO: Gafanhotos da África atormentam a pior infestação em décadas: 'Até vacas estão se perguntando o que está acontecendo'


Uma agricultora olha para trás enquanto caminha por enxames de gafanhotos do deserto que se alimentam de suas colheitas, no Quênia, na sexta-feira.  (Foto AP / Ben Curtis)

Fonte: FOX NEWS

Centenas de milhões de gafanhotos invadiram o Quênia na pior infestação que atingiu a nação da África Oriental em 70 anos, devorando terras vitais em uma região que já sofre de fome extrema.
A praga de gafanhotos do deserto invadiu o Quênia da vizinha Etiópia e Somália, onde um surto nesse nível não é visto em um quarto de século.
"Até vacas estão se perguntando o que está acontecendo", disse Ndunda Makanga, que passou horas na sexta-feira tentando expulsar os gafanhotos de sua fazenda. "Milho, sorgo, feijão caupi, eles comeram tudo".
A mídia queniana mostrou agricultores fazendo barulho de panelas e frigideiras enquanto a polícia disparava balas e gás lacrimogêneo em um enxame de insetos para tentar afastar os vorazes insetos de suas plantações, segundo a Reuters .
Os gafanhotos invadiram cerca de 70.000 hectares de terra no Quênia, devorando colheitas e destruindo terras agrícolas, à medida que os cidadãos enfrentam altos níveis de insegurança alimentar. Um enxame no nordeste media 60 quilômetros por 40 quilômetros de comprimento.
Os agricultores olham para o outro lado enquanto enxames de gafanhotos cor-de-rosa do deserto criam um cobertor grosso que cobre árvores em suas terras no Quênia na sexta-feira.  (Foto AP / Ben Curtis)
Um único enxame pode conter até 150 milhões de gafanhotos por quilômetro quadrado de terras agrícolas, uma área do tamanho de quase 250 campos de futebol, disseram autoridades regionais. Um pequeno enxame pode consumir comida suficiente para 35.000 pessoas em um único dia, disse Jens Laerke, do escritório humanitário da ONU em Genebra.
Na Etiópia, o fazendeiro Ahmed Ibrahim jogou jarras de água vazias em um enxame que se deliciava com sua colheita de khat, uma folha levemente narcótica, e descreveu sua situação perante a Reuters.
“Não temos mais nada para vender no mercado. Como vou alimentar meus oito filhos? ”Ele perguntou.
Uma mudança climática contribuiu para condições de criação "excepcionais", disse o cientista climático de Nairobi, Abubakr Salih Babiker.
Os insetos estão agora se dirigindo para Uganda, onde esse surto não ocorre desde a década de 1960, e para o Sudão do Sul, onde quase metade do país enfrenta fome ao sair da guerra civil.
Enxames de gafanhotos do deserto voam no ar a partir de colheitas no Quênia na sexta-feira.  (Foto AP / Ben Curtis)
Os gafanhotos também estão se movendo constantemente em direção ao Vale do Rift, na Etiópia, o celeiro do segundo país mais populoso da África, informou a ONU.
Os agricultores pediram ajuda para se livrar das pragas, mas até agora receberam pouco consolo.
A Associated Press contribuiu para este relatório.
PROPAGANDA É COM DUDÚ DA KOMBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário