OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Primeiro resultado do plano Trump: Israel reivindicará soberania sobre parte da Cisjordânia



Fonte: nytimes

JERUSALÉM - A única conseqüência imediata do plano de paz de Trump - e possivelmente tudo o que virá a acontecer - foi a luz verde que o presidente Trump deu a Israel na terça-feira para expandir seu território, anexando efetivamente vastas extensões de terra que há muito cobiçava no Ocidente. Banco.
No papel, o plano oferece aos palestinos, finalmente, um estado, bem como um congelamento parcial de quatro anos enquanto eles analisam o assunto.
Mas o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu não vai esperar, dizendo que iria se mudar no domingo para aplicar soberania sobre o vale do Jordão, estrategicamente vital, e sobre todos os assentamentos judeus na Cisjordânia.
A medida levaria até 30% da Cisjordânia ocupada e, pela primeira vez, estabeleceria o que os líderes israelenses cobiçavam desde a captura do território na Guerra dos Seis Dias de 1967: uma fronteira oriental permanente para Israel ao longo do rio Jordão, reconhecida por os Estados Unidos.


Isso garantiria que Israel nunca tivesse que deixar lugares como Hebron, Shiloh e Beit El, que os judeus consideram seu coração bíblico.
A ação de Netanyahu foi explicitamente abençoada pelo presidente Trump na terça-feira, quando ele prometeu "reconhecer a soberania israelense sobre o território que minha visão fornece para fazer parte do estado de Israel".
Ao lado de Trump na Casa Branca, Netanyahu o elogiou por reconhecer a necessidade de Israel de um amortecedor ao longo do rio Jordão, dando profundidade estratégica contra inimigos do leste e a capacidade de impedir o contrabando de armas para os palestinos.
"Isso é algo que esperávamos ter", disse Netanyahu, acrescentando que a aplicação da soberania ao longo do Jordão "permitiria a Israel se defender por si mesma".
As propostas de paz anteriores previam o desenraizamento de dezenas de milhares de israelenses dos assentamentos da Cisjordânia para dar essas áreas aos palestinos para seu próprio estado.
Mas o plano de Trump promete deixar colonos e palestinos em suas casas.

O mapa conceitual elaborado pela Casa Branca parece torturantemente controlado, quase apagando a fronteira anterior a 1967 que há muito tempo formava a linha de base para um possível acordo. Ilhotas do território israelense oscilam nas estradas de acesso do que hoje é próprio de Israel, como tantos brincos, e novos enclaves palestinos quase do tamanho da Faixa de Gaza são sonhados no que é agora o deserto de Negev, ao longo da fronteira egípcia.
Também parece recompensar Israel por ter criado fatos concretos: a suposta capital palestina, por exemplo, seria cercada de bairros de Jerusalém Oriental que Israel isolou do resto da cidade quando construiu sua barreira de segurança.
O plano também contempla trocas de terras que poderiam dar aos palestinos partes do que é agora Israel em troca de deixar os assentamentos da Cisjordânia, embora algumas dessas áreas de Israel sejam fortemente povoadas por cidadãos árabes.
Dan Rothem, ex-assessor do primeiro-ministro Ehud Olmert, especializado em mapas de acordos de paz propostos, estimou que o plano de Trump daria aos palestinos terras equivalentes a 84% do que tinham antes da guerra de 1967.
A luz verde da Casa Branca indignou os apoiadores israelenses de uma acomodação mais generosa com os palestinos e alarmou aqueles que alertaram que qualquer anexação poderia desencadear uma nova violência.
"É pior do que qualquer um de nós poderia prever", disse Nimrod Novik, um negociador de paz de longa data e ex-assessor do líder israelense Shimon Peres.
Os palestinos não tiveram a mão na redação do plano, depois de terem reconhecido Jerusalém como a capital de Israel. Mas enquanto eles reagiram com raiva previsível, não havia ameaça de ação específica e pouco sugeria que o relacionamento deles com Israel mudaria fundamentalmente.
O Presidente Mahmoud Abbas, da Autoridade Palestina, convidou funcionários do Hamas e outras facções para uma reunião de emergência em Ramallah. Mas, depois de assistir a Trump e Netanyahu, Abbas, em seu próprio discurso televisionado, não fez nenhuma ameaça de ação substantiva, como interromper a cooperação de segurança com Israel, que é a pedra angular do relacionamento israelense-palestino e a chave. ao poder de Abbas no poder na Cisjordânia.
"Jerusalém não está à venda", disse o velho e frágil Sr. Abbas, às vezes parecendo exigir sussurros de Saeb Erekat, o veterano negociador palestino. “O acordo do século não passará. Nosso pessoal vai jogá-lo na lata de lixo da história. ”

Hanan Ashrawi, membro sênior do comitê executivo da Organização de Libertação da Palestina, chamou o plano de Trump de "um verdadeiro ataque existencial à Palestina e ao povo palestino".
"É um acordo israelense-americano que não tem nada a ver com paz", disse ela.
Netanyahu e Trump estavam negociando principalmente direitos palestinos para se distrair de seus problemas legais - as acusações pendentes de Netanyahu e o julgamento de Trump no Senado - e para melhorar suas chances de reeleição, disse ela. "A longo prazo, o outro objetivo estratégico é entregar a Palestina aos israelenses", acrescentou.
Netanyahu disse a repórteres israelenses em Washington que seu gabinete votaria a medida no domingo. A decisão ainda pode estar sujeita a desafios legais, porque o atual gabinete é um governo interino.
Os líderes israelenses, incluindo Netanyahu, se abstiveram de estender a lei israelense em qualquer lugar da Cisjordânia por décadas, temendo sanções internacionais. A maior parte do mundo considera os assentamentos israelenses ilegais.
Mas a luz verde de Trump veio com a promessa de vetar quaisquer medidas contra Israel pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, indicou Netanyahu aos repórteres israelenses.
Para Netanyahu, que luta por seu futuro depois de ser acusado em três casos de corrupção, a anexação oferece a oportunidade de estabelecer um legado além de ser o primeiro ministro mais antigo do país e o primeiro a ser indiciado.
O desafiante de Netanyahu, Benny Gantz, do partido centrista Azul e Branco, se opôs a qualquer anexação unilateral e disse que não há pressa em anexar território até depois das eleições de 2 de março.
Seu partido divulgou nesta terça-feira um comunicado saudando o plano de Trump como "histórico" e chamando-o de "inteiramente consistente com os princípios de estado e segurança" adotados pelo partido.
Mas manteve seu apelo à coordenação internacional, descrevendo o plano como uma "base forte e viável para avançar um acordo de paz com os palestinos" e enfatizando a necessidade de preservar os tratados existentes com a Jordânia e o Egito.
Os opositores ao plano Trump e à ação israelense unilateral alertam para um potencial efeito dominó que leva à violência.
Sinistramente, as forças armadas israelenses disseram na terça-feira que estavam reforçando suas forças de infantaria no vale do Jordão em resposta a avaliações de segurança, com o ministro da Defesa alertando sobre distúrbios na Cisjordânia e sobre a possibilidade de as forças de segurança palestinas não cooperarem para suprimi-lo.


Críticos disseram que a anexação pode prejudicar as relações já tensas de Israel com a Jordânia, que tem uma grande população palestina.
A revisão radical do plano dos termos de referência básicos das negociações pode envenenar a atmosfera a ponto de fechar as portas das negociações "nos próximos anos ou décadas", disse Yonatan Touval, analista da Mitvim, uma política externa israelense de esquerda. instituto.
E a anexação poderia dar mais forragem ao Tribunal Penal Internacional, que está examinando um possível caso de crimes de guerra contra Israel por sua atividade de assentamento na Cisjordânia.
No entanto, os defensores do plano disseram que as linhas de 1967 não eram sagradas por um longo tempo: o governo Bush disse em 2004 que mudanças nas "realidades no terreno" deveriam ser levadas em conta no redesenho da fronteira entre Israel e a Cisjordânia.
E embora a resposta israelense às propostas americanas anteriores tenha sido tradicionalmente "sim, com reservas", os israelenses dizem que a resposta palestina foi negativa ou inexistente.
Com os palestinos perdidos em ação, de acordo com Dore Gold, consultor de Netanyahu de longa data que disse que também havia sido consultado pela equipe de Trump, o plano é "um tipo de declaração de que o antigo paradigma falhou e que algo novo era necessário".
Yaakov Amidror, ex-consultor de segurança nacional de Israel, disse que os israelenses  preferem um acordo negociado bilateralmente. "Mas quando os vizinhos não estão vindo para a mesa, qual é a alternativa?", Ele disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário