OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Natal possui oito obras de esgotamento paralisadas

Nas ruas do Planalto, os esgotos escoam à ceu aberto

Natal é uma das cidades brasileiras com o maior número de obras de saneamento básico, contratadas dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), paralisadas. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, são oito obras, a maioria contratada entre os anos de 2007 e 2008, que simplesmente não andam. O investimento do Governo Federal soma a quantia de R$ 238.709.015,58 mas, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o relatório não está atualizado. O órgão explica que algumas obras já foram concluídas e outros projetos estão em fase de licitação.
Nas ruas do Planalto, os esgotos escoam à ceu aberto
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que tem como objetivo coordenar uma mobilização nacional para que o país possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto. Desde 2009, o órgão fiscaliza os investimentos do PAC no setor de saneamento básico e, anualmente, divulga um relatório onde apresenta os principais avanços ou entraves. “O propósito é que o estudo seja um estímulo e alerta para as cidades. Não é problema de falta de dinheiro. O dinheiro existe. Falta empenho”, resume o presidente executivo do Trata Brasil, Édison Carlos.
Até dezembro do ano passado, 65% das 138 obras de esgotamento sanitário monitoradas pelo instituto estavam paralisadas. Os dados são levantados de acordo com acompanhamento na Caixa Econômica Federal – banco financiador do PAC – e consultas nos ministérios que coordenam o Programa. As obras paradas estão distribuídas em 18 Estados e em 28 das maiores cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário