OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

sábado, 25 de maio de 2013

Setor rural é o que mais consome energia no RN



À pedido de “O Jornal de Hoje”, o Departamento de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Cosern requereu do setor técnico responsável números de consumo de energia do Rio Grande do Norte no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012, discriminando os setores residencial, industrial, comercial, rural e poder público.
A resposta encaminhada com agilidade típica da iniciativa privada não surpreendeu.
O setor que mais consumiu energia nos primeiros quatro meses de 2013 em relação ao primeiro quadrimestre de 2012 foram, pela ordem, o setor rural com 26,5%, muito por conta dos projetos de irrigação; seguido do poder público (governo estadual, federal e prefeituras), com 11,3%: residencial com 10,2%; comercial com 8 por cento e na lanterna, em último lugar, o setor industrial, com apenas 4,5% de crescimento no consumo de energia elétrica.
Mesmo sendo números  parciais, eles repetem a tendência dos últimos anos, agravada com o fechamento da fábrica da     Coteminas em São Gonçalo, que resolveu apostar em outro segmento. Os números do quadrimestre mostrados com exclusividade pelo JH apernas confirmam que a atividade industrial exibe um sutil aumento de consumo, o que evidencia a afirmação do presidente da Federação da Indústria do Rio Grande do Norte, Amaro Sales, que a atividade apenas “sobrevive” no estado.
O levantamento mostra, ainda, que é relevante a preocupação da Fiern em realizar um diagnóstico das potencilidades  do estado para a implementação de uma política de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário