Entraram em fase de testes as duas locomotivas adquiridas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Natal (CBTU), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Orçados em R$ 10 milhões, os equipamentos novos substituirão as duas locomotivas sexagenárias, que sairão do sistema temporariamente enquanto passam por reparos. Ainda não há data para a substituição efetiva das máquinas, que fazem atualmente 24 viagens diárias e transportam uma média de 8 mil passageiro/dia.
No primeiro momento, a mudança não deve diminuir o tempo dos trajetos. Contudo, vai propiciar a regularidade das viagens. “Quando o usuário começar a pegar o trem todos os dias no horário certinho, vai voltar a acreditar no transporte”, afirmou João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU no Rio Grande do Norte, destacando que as locomotivas atuais, fabricadas na década de 50, apresentam problemas com certa frequência, o que gera interrupções na prestação do serviço. Com a adoção de equipamentos novos, o preço da passagem deve permanecer inalterada: 50 centavos.
Para que a substituição seja finalizada, é preciso que o sistema das novas locomotivas seja adaptado ao ramal potiguar. E isso, afirmou Cavalcanti, demanda certo tempo. A primeira locomotiva, das duas adquiridas, foi entregue há mais de dois meses e ainda permanece em fase de testes, executando apenas pequenas viagens no trecho de Natal a Paranamirim. “Ela já está transportando pessoas, sim. Nós escolhemos a linha menor, que é a de Parnamirim, para fazer estes testes. Mas ela não está completamente integrada ainda não”, assinalou.
A segunda locomotiva foi instalada somente na manhã de ontem, sendo posta lentamente sobre os trilhos com a ajuda de um guindaste. Estima-se que só a carcaça do equipamento pesa mais de 4 toneladas.Ambas foram produzidas no Brasil, pela MGE Progress Rail, de São Paulo, e tem um sistema amplamente computadorizado, reajustado a cada viagem.Para que não haja confusão, é preciso explicar que a locomotiva é apenas a máquina que move os vagões.Os carros, como também são chamados os locais onde ficam os usuários do transporte ferroviário, serão os mesmo já utilizados.
A não ser que a CBTU do RN consiga carros seminovos com a CBTU pernambucana.“Para contemplar as locomotivas novas, solicitamos à direção central que fizesse gestão política junto à outra unidade de Recife para ceder uns carros de passageiros que eles têm lá, seminovos”, realçou o superintendente, lembrando que há ainda a proposta de fazer a recuperação dos vagões, dotando-o com equipamentos modernos e até de ar condicionados, como já foi feito em Fortaleza.As novas locomotivas entraram no orçamento do PAC Equipamentos, que disponibilizou à CBTU R$ 154 milhões, sendo os R$ 144 milhões restantes para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
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