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quarta-feira, 30 de julho de 2014

CBTU realiza testes com locomotiva e espera receber conjuntos de VLT até agosto




Entraram em fase de testes as duas locomotivas adquiridas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Natal (CBTU), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Orçados em R$ 10 milhões, os equipamentos novos substituirão as duas locomotivas sexagenárias, que sairão do sistema temporariamente enquanto passam por reparos. Ainda não há data para a substituição efetiva das máquinas, que fazem atualmente 24 viagens diárias e transportam uma média de 8 mil passageiro/dia. 

No primeiro momento, a mudança não deve diminuir o tempo dos trajetos. Contudo, vai propiciar a regularidade das viagens. “Quando o usuário começar a pegar o trem todos os dias no horário certinho, vai voltar a acreditar no transporte”, afirmou João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU no Rio Grande do Norte, destacando que as locomotivas atuais, fabricadas na década de 50, apresentam problemas com certa frequência, o que gera interrupções na prestação do serviço. Com a adoção de equipamentos novos, o preço da passagem deve permanecer inalterada: 50 centavos.

Para que a substituição seja finalizada, é preciso que o sistema das novas locomotivas seja adaptado ao ramal potiguar. E isso, afirmou Cavalcanti, demanda certo tempo. A primeira locomotiva, das duas adquiridas, foi entregue há mais de dois meses e ainda permanece em fase de testes, executando apenas pequenas viagens no trecho de Natal a Paranamirim.  “Ela já está transportando pessoas, sim. Nós escolhemos a linha menor, que é a de Parnamirim, para fazer estes testes. Mas ela não está completamente integrada ainda não”, assinalou. 

A segunda locomotiva foi instalada somente na manhã de ontem, sendo posta lentamente sobre os trilhos com a ajuda de um guindaste. Estima-se que só a carcaça do equipamento pesa mais de 4 toneladas.Ambas foram produzidas no Brasil, pela MGE Progress Rail, de São Paulo, e tem um sistema amplamente computadorizado, reajustado a cada viagem.Para que não haja confusão, é preciso explicar que a locomotiva é apenas a máquina que move os vagões.Os carros, como também são chamados os locais onde ficam os usuários do transporte ferroviário, serão os mesmo já utilizados.

A não ser que a CBTU do RN consiga carros seminovos com a CBTU pernambucana.“Para contemplar as locomotivas novas, solicitamos à direção central que fizesse gestão política junto à outra unidade de Recife para ceder uns carros de passageiros que eles têm lá, seminovos”, realçou o superintendente, lembrando que há ainda a proposta de fazer a recuperação dos vagões, dotando-o com equipamentos modernos e até de ar condicionados, como já foi feito em Fortaleza.As novas locomotivas entraram no orçamento do PAC Equipamentos, que disponibilizou à CBTU R$ 154 milhões, sendo os R$ 144 milhões restantes para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
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