OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Fiart encerra sua programação 2015 com incremento de 10%


06Fiart2

fonte: jornal de hoje 

Termina neste domingo, 1º de fevereiro, a 20ª edição da Feira Internacional do Artesanato (Fiart) que está sendo realizada no Pavilhão das Dunas no Centro de Convenções. O evento reúne, durante dez dias, expositores de 14 países, além de tribos indígenas e apresentações culturais. Este ano, a Feira já superou as expectativas e deve encerrar a edição com o número de mais de 70 mil visitantes, o que significa um incremento de 10% em relação ao ano passado. Além disso, o volume de negócio deve ultrapassar R$ 9,5 milhões – maior do que os R$ 8,8 milhões de 2014. “Este ano o nível de visitação e de vendas bateu o recorde e superou as nossas expectativas. Há estandes, por exemplo, que já não tem muitos produtos”, comemora o coordenador geral da Fiart.
Quem quiser visitar ainda dá tempo de conhecer os salões de escultura, artes plásticas, mestres, rendas, artesanato potiguar, Programa do Artesanato Brasileiro, Prêmio Vitrine do Artesanato e gastronomia. A proposta é reunir o melhor do artesanato local, nacional e internacional. A feira ficará aberta neste domingo das 16h às 22h.
“Este resultado positivo mostra que a feira já está consolidada e faz parte do calendário da cidade, como atrativo tanto para o turista, como para o natalense. A feira consegue inovar e surpreender o visitante a cada ano”, relata o coordenador da Fiart. Entre os produtos mais procurados da feira estão os bordados e as esculturas em cerâmica, além do artesanato internacional.
A programação cultural que aconteceu todos os dias em ambiente montado logo após a entrada. No palco, passaram cerca de 1.800 artistas, de diversas áreas culturais, com um total de 80 grupos folclóricos. Durante a Fiart, está sendo realizado o 13º Festival de Danças Folclóricas, bem como mostra de Danças Juninas, orquestras filarmônicas, tribos indígenas e 24 shows com artistas locais.
Os países que estão participando da feira trouxeram para Natal peças artesanais que caracterizam suas respectivas tradições culturais como: Emirados Árabes Unidos, Espanha, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Paquistão, Peru, Polinésia, Portugal, República Tcheca e Senegal. O coordenador Neiwaldo Guedes destacou o artesanato e vestimenta indiana – como uma das mais procuradas da feira -, o artesanato da Ucrânia, em especial a escultura, com forte traços religiosos; e o artesanato de Bali, com esculturas e acessórios femininos em madeira.
A Feira está comercializando obras de 3.200 artesãos do Rio Grande do Norte, através de estandes cooperados, individuais ou montados por prefeituras ou pela Sethas e pelo Programa do Artesanato Brasileiro, além do espaço Sebrae/RN que também apoia o artesanato da região. O espaço destinado ao artesanato potiguar chega a ocupar 45% da Fiart.
A Fiart disponibiliza espaços para entidades filantrópicas, cumprindo assim missão na área de responsabilidade social. O evento tem o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal, SEBRAE/RN, Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, Programa do Artesanato Brasileiro, sendo organizado pela Espacial Eventos. O tema desta edição é: “O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades”.
Para 2016, Neiwaldo Guedes pretende atrair artesãos de países que ainda não participaram da Fiart, como forma de incrementar ainda mais a feira. “O desafio é buscar cada vez a qualificação profissional dos nossos artesãos, pois a participação nessa feira requer uma concorrência nacional e internacional. Além disso, a feira é um incentivo para o desenvolvimento do artesanato potiguar, que gera inúmeros empregos e renda”, afirma Neiwaldo Guedes, coordenador geral da Fiart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário