Fonte: NOVO
O Detran lançou ontem seu mais novo projeto par a facilitar a vida de quem precisa recorrer ao órgão para solicitar serviços: um aplicativo para smartphones que possibilita a realização de serviços com apenas alguns toques.
O aplicativo está disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS. Através do sistema é possível realizar a consulta de veículos e CNH ou realizar o agendamento de provas para emissão de habilitação, por exemplo. Os serviços foram organizados a partir do histórico de buscas dos usuários no sistema.
De acordo com o Detran, os serviços de pagamento são os únicos ainda não disponíveis, mas o setor de tecnologia já trabalha para que a função seja inserida.
De acordo com Júlio Cesar Câmara, então diretor do órgão, a criação do aplicativo faz parte do projeto de modernização do sistema que visa resolver os problemas de atendimento ao público. “Quando assumimos a gestão em agosto do ano passado, estabelecemos como principais metas melhorar o atendimento e valorizar o servidor. Entendemos que para isso a solução seria descentralizar os serviços e é dessa maneira que estamos atuando”, ressalta Júlio César.
Os problemas com atendimento no Detran-RN são antigos e diversos relatos perpassam as conversas cotidianas. Um exemplo disso é o caso da estudante de Jornalismo Mariana Ceci, de 20 anos. Ela conta que teve dificuldade com o agendamento da prova prática para emissão da CNH e por isso perdeu o prazo do processo.” Eu não passei na prova prática e eles marcaram o reteste para depois da expiração do meu processo. Fui obrigada a refazer todas as outras etapas e minha prova só foi marcada depois de oito meses. Eu já estava sem prática porque tinha terminado a autoescola havia mais de um ano e foi uma experiência péssima”, relata.
De acordo com Júlio Cesar, as medidas de modernização e descentralização do sistema do órgão devem embasar a solução dos problemas com atendimento. Ainda de acordo com o então diretor, o Detran também está trabalhando no desenvolvimento de outros projetos. Até julho deve ser implantado o sistema de talonário eletrônico, que vai fazer com que as multas passem a ser registradas por um sistema automatizado.
Ainda de acordo com Júlio César, outras medidas de modernização que devem ser realizadas a curto prazo são o monitoramento das provas práticas e implementação da vistoria eletrônica. A primeira deve ter início em menos de um mês. As provas práticas para emissão da carteira serão realizadas em carros com câmeras, visando aumentar a segurança do processo. Já a segunda consiste na substituição da vistoria manual. A estimativa é que a partir de julho os carros sejam vistoriados por uma câmera, reduzindo o tempo do processo de 20 a 3 minutos.
No que diz respeito à descentralização, Júlio César ressalta a criação de dois CIRETRANs (Circunscrição Regional de Trânsito), um em Assu e o outro em Ceara-Mirim. A medida consiste em pólos regionais de atendimento, para que o usuário do serviço não precise se locomover para outra cidade. Outro ponto de atendimento criado recentemente é nova sede situada na zona Norte, no Shopping Estação. A estimativa é que a divisão do fluxo de pessoas ajude a solucionar os problemas com atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário