OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

EUA têm poucas opções para evitar guerra se China tomar ilhas próximas à Taiwan

Sombra de caça militar sobre bandeiras da China e de Taiwan em foto de ilustração 

Se a China tomasse uma das ilhas periféricas de Taiwan, os Estados Unidos teriam poucas boas opções para responder sem arriscar um aumento de tensão e uma guerra entre as superpotências, de acordo com as conclusões de um recente exercício de guerra conduzido por especialistas de defesa e política externa.

O cenário, descrito em um relatório do Centro para Nova Segurança da América, começa com a China usando força militar para assumir o controle de Dongsha, um pequeno atol no Mar da China Meridional entre Taiwan e Hong Kong, onde aproximadamente 500 soldados taiwaneses estão designados.

Esse tipo de agressão pode ser um precursor da tomada de outras ilhas próximas a Taiwan ou uma invasão total da ilha governada democraticamente, enquanto Pequim testa e estimula a determinação de Washington de defender Taiwan.

Mas, uma vez que a China estabelecer sua presença militar em Dongsha e remover as tropas taiwanesas, os EUA não têm como obrigar a China a devolver a ilha ao controle de Taipei, afirma o relatório.

As sanções econômicas demorariam muito para produzir efeitos e seriam muito fracas para influenciar a tomada de decisão da China, enquanto qualquer ação militar arriscaria uma escalada para a guerra, que tanto os EUA quanto Taiwan desejam evitar, se possível.

Em vez disso, o relatório enfatizou a necessidade de uma abordagem multilateral, sugerindo que os EUA, Taiwan, Japão e outros trabalhem para impedir a China de tomar a ilha em primeiro lugar.

“Os Estados Unidos e Taiwan devem começar a se coordenar hoje para construir um meio de dissuasão confiável contra a agressão ou coerção chinesa contra Taiwan”, escreveram os autores. Em todos os cenários, a cooperação com o Japão foi fundamental.

Aumentando as tensões

Pequim aumentou a pressão militar sobre a ilha nas últimas semanas e o ministro da Defesa de Taiwan fez uma previsão terrível no início deste mês: em 2025, a China será capaz de realizar uma invasão “em grande escala” de Taiwan.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que os Estados Unidos estavam comprometidos em defender Taiwan em caso de ataque da China.”Sim, temos o compromisso de fazer isso”, disse Biden em entrevista à CNN.

Um funcionário da Casa Branca tentou esclarecer os comentários do presidente, dizendo que Biden “não estava anunciando nenhuma mudança em nossa política” em relação à China e Taiwan.

Joe Biden durante entrevista à CNN / Reprodução/CNN

O governo americano fornecem armas defensivas a Taiwan, mas permanecem intencionalmente ambíguos quanto a intervir militarmente no caso de um ataque chinês. Sob a política “Uma China”, os EUA reconhecem a reivindicação de soberania da China sobre Taiwan.

Mas o conflito é um foco importante para a administração e os planos chineses estão entre as “questões preeminentes” para o novo Centro de Missão da CIA na China, órgão recém-criado focado exclusivamente na coleta e análise de inteligência sobre Pequim. Oficiais de inteligência ainda não viram nada que sugira que a China esteja preparando uma invasão militar, de acordo com fontes.

O objetivo é fornecer aos formuladores de políticas “indicadores” para uma possível invasão – os fatores que estão impulsionando a tomada de decisão chinesa – para que os EUA possam determinar o melhor curso de ação.

“Há uma série de questões principais com a China”, disse Cohen, diretor da CIA. “Taiwan é definitivamente um dos principais problemas com a China em que nos concentramos.”

Ex-oficiais de inteligência que também sugerem que uma tomada militar abrupta de Taiwan era improvável, mas que a China provavelmente seguiria o modelo usado pela Rússia em sua anexação da Crimeia em 2014: uma tomada de controle secreto e lenta a princípio, seguida por movimentos militares mais abertos para solidificar a realidade no terreno.

‘Taiwan será um teste’

“Taiwan será um teste”, disse Norm Roule, ex-Gerente Nacional de Inteligência no Irã. “Nossa decisão sobre a China em Taiwan deve ser questionada. As pessoas deveriam dizer: ‘Se você não defendeu o Afeganistão, irá representar outros países?'”

A China demonstrou ampla disposição para testar a determinação americana. Nas últimas semanas, a China tem enviado números recordes de aeronaves militares para a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, incluindo caças. As incursões não violaram o espaço aéreo da ilha, mas sinalizaram uma mensagem clara sobre as intenções de Pequim.

Caça chinês J-16, do Exército de Libertação do Povo, voa sobre zona de identificação de defesa aérea de Taiwan
Caça chinês J-16, do Exército de Libertação do Povo, voa sobre zona de defesa aérea de Taiwan / Ministério da Defesa de Taiwan

“Com as incursões diárias na zona de identificação aérea em torno de Taiwan, Xi está claramente sinalizando e testando a determinação ocidental”, disse o ex-vice-diretor de contra-espionagem da CIA, Mark Kelton, na conferência.

Nesta terça-feira (26), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, pediu a “participação significativa” de Taiwan nas Nações Unidas, saudando a ilha como uma “história de sucesso democrático”. Mesmo que pudesse participar como estado-membro de pleno direito, qualquer movimento para reconhecer Taipei irritaria Pequim, que deixou claro que vê Taiwan como parte da China.

“O fato de Taiwan ter participado fortemente de certas agências especializadas da ONU durante a grande maioria dos últimos 50 anos é uma evidência do valor que a comunidade internacional atribui. Recentemente, entretanto, a ilha não teve permissão para contribuir com os esforços da ONU”, disse Blinken em um comunicado.

As vigorosas objeções da China mantiveram Taiwan longe de organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os Estados Unidos mantiveram uma política estratégica, recusando-se a reconhecer a independência da ilha e, ao mesmo tempo, recusando-se a reconhecer a soberania chinesa sobre Taiwan.

CNN 



Nenhum comentário:

Postar um comentário