OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Lajes etsá entre os Municípios do RN que tiveram queda no coeficiente FPM em 2023, cai de 0.8 para 0.6.

 


Pelo menos 27 municípios do Rio Grande do Norte deverão ter perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2023, depois que os dados prévios do Censo 2022 foram publicados pelo Tribunal de Contas da União.

O recurso oriundo da arrecadação do imposto de renda e de outros tributos federais como o IPI é distribuído aos municípios de forma proporcional à população.

As cidades são classificadas em coeficientes que variam de 0,6 - municípios com até 10.188 habitantes - a 4, que são os municípios com 156.216 habitantes ou mais.

No Rio Grande do Norte, os dados prévios do Censo 2022 apontaram uma redução populacional em 77 municípios, em relação a 2010. Além de uma redução em relação ao Censo anterior, os dados frustraram as estimativas populacionais feitas ano a ano pelo IBGE, mostrando um número de habitantes menor do que vinha sendo estimado em várias cidades.

No entanto, nem todos os municípios que perderam população sofreram uma mudança de coeficiente, por continuarem encaixados dentro da faixa populacional em que já estava. Um município que tivesse 50 mil habitantes e caísse para 45 mil, por exemplo, ainda continuaria com o coeficiente 2, que abrange cidades com população de 44.149 a 50.940 habitantes.

Pelos cálculos da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, as 27 cidades que tiveram mudança de coeficiente poderão ter uma redução de até 33% no repasse recebido anualmente por meio do FPM.

É o caso de São Tomé, cujo prefeito é o presidente da federação de municípios, Anteomar Pereira, mais conhecido Babá. De acordo com ele, ao passar do coeficiente de 0,8 para 0,6 a cidade deverá ter que uma queda de 33,33% nos repasses - algo em torno de R$ 4 milhões anuais.

Seis municípios aumentam participação

Ainda de acordo com o prefeito Babá Pereira, a medida proposta pelos municípios que tiveram perdas não atrapalharia os municípios que registraram aumento populacional e mudaram para faixas maiores. Foram seis. Esses, segundo ele, já poderiam receber o repasse maior.

O caso que mais chama atenção é o de Extremoz, na região metropolitana de Natal, que saltou do coeficiente 1.4 para o 2.4, ao crescer cerca de 150% em 10 anos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tinha 24,5 mil habitantes em 2010 e chegou a 61,3 mil em 2022.

Municípios do RN que tiveram queda no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios em 2023:

Municípios com alta no coeficiente do FPM 2023


Prefeitura de Lajes emite nota a respeito da queda no FPM.

Comunicado Oficial
03 de novembro de 2023

A Prefeitura Municipal de Lajes/RN vem, por meio deste comunicado, informar a população sobre o atual contexto financeiro enfrentado pelo município. Observamos um cenário desafiador, marcado pela REDUÇÃO PROGRESSIVA NAS RECEITAS essenciais à administração municipal. Esta situação decorre principalmente da diminuição significativa nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), realidade de todos os municípios brasileiros, e na arrecadação própria, especialmente do Imposto Sobre Serviços (ISS), afetando diretamente a capacidade de investimento do nosso Município.
Diante desses desafios, a Prefeitura reitera seu COMPROMISSO COM A RESPONSABILIDADE E A PRUDÊNCIA FISCAL, implementando medidas duras, mas necessárias para contenção de despesas. Essas ações visam assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços essenciais à nossa população, enquanto buscamos preservar a saúde financeira do município, adaptando nossa gestão à realidade econômica atual, considerando a realidade orçamentária à qual fomos submetidos, SEM COMPROMETER O FUTURO E O BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS LAJENSES.
Ressaltamos que as medidas adotadas são de CARÁTER TEMPORÁRIO e estritamente necessárias para manter a ORDEM FISCAL E FINANCEIRA do município. Reafirmamos nosso compromisso com a TRANSPARÊNCIA e a PARTICIPAÇÃO POPULAR, mantendo sempre abertos os canais de diálogo com a população.
A Prefeitura Municipal de Lajes/RN está EMPENHADA EM SUPERAR ESTE PERÍODO DE DIFICULDADES MOMENTÂNEAS.
Confiamos que, com a colaboração e compreensão de todos, seremos capazes de continuar fomentando o desenvolvimento de nossa querida cidade, cuidando da melhor maneira possível de cada cidadão lajense.
Agradecemos a COMPREENSÃO E O APOIO de todos neste momento crucial.
Atenciosamente,
Prefeitura Municipal de Lajes/RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário