OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

quinta-feira, 23 de maio de 2013


Mais de 3 milhões de embalagens de Tylenol serão recolhidas por defeito no gotejador


Brasília (AE) - Cerca de 3 milhões de embalagens de Tylenol 200 mg/ml, apresentação gotas, serão recolhidos do mercado por trazer risco de desprendimento do gotejador. De acordo com a empresa fabricante, Janssen-Cilag Farmacêutica, os lotes com defeito foram fabricados entre dezembro de 2011 e novembro de 2012. A falha na fabricação foi identificada depois de reclamação de consumidores, informou a coordenadora-geral do Departamento de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Tamara Amoroso.

A decisão de fazer o recolhimento do produto foi tomada numa reunião entre representantes da empresa e o Ministério da Justiça. A campanha para a retirada dos lotes do remédio do mercado deverá começar na segunda-feira, 27. A empresa, por meio de nota, informou que o recolhimento abrange somente farmácias e distribuidores. Tamara, no entanto, afirmou que o consumidor também poderá entrar em contato com a empresa requisitando a troca de produto, caso ele esteja no lote do recall. “O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor troque ou repare o produto com defeito.” Mas Tamara acrescentou que a decisão caberá ao comprador. “Não há nenhum problema na formulação”, completou.

O laboratório informou que a falha do gotejador pode trazer o risco de superdosagem. O uso do remédio em dosagens excessivas pode levar a danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Tamara afirma que não houve registro de doenças graves entre consumidores que indicaram ter usado o remédio em quantidade excessiva. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário