OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

sábado, 8 de novembro de 2014

Blitz da Lei Seca prende 23 pessoas e apreende uma arma próximo à praia de Ponta Negra


10Leiseca

fonte:jornal de hoje

A Polícia Militar prendeu 23 pessoas durante nova blitz da operação Lei Seca na madrugada deste sábado (8). Além dos detidos, outros 45 condutores foram autuados e vão responder administrativamente por dirigir sob efeito de álcool.
De acordo com a PM, a blitz foi montada na avenida Roberto Freire, no bairro de Ponta Negra, zona Sul da capital, próximo à praia. Esta foi a primeira vez que a barreira foi instalada neste trecho da via, o que surpreendeu muitos motoristas. A PM também encontrou um revólver calibre 38, dentro de um veículo abandonado na barreira. O proprietário foi identificado e será chamado para prestar esclarecimentos. “Fizemos o bafômetro e o motorista estava com o nível de álcool por ar expelido acima do permitido. No meio da confusão ele conseguiu se misturar com as pessoas e fugir. No carro dele encontramos um revólver calibre 38″, destacou o tenente Styvenson Valentim.
De acordo com Styvenson, a polícia tem feito as abordagens em pontos diferentes da capital exatamente para tentar “conscientizar” um maior número de pessoas. “Nós fizemos blitz na zona Sul várias vezes, mas sempre fazíamos no mesmo local da Roberto Freire. Como naquele local o número de prisões começou a diminuir, nós mudamos, fomos para a Ribeira. Fizemos algumas na Ribeira e agora estamos diversificando. A ideia é que o número de prisões continue diminuindo. Acreditamos que, fazendo as blitzen em locais diferentes, as pessoas irão evitar beber e depois dirigir, já que as abordagens podem acontecer em qualquer lugar”.
A operação deste sábado contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e com a Delegacia Móvel da Polícia Civil. Os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Plantão zona Sul, em Candelária.
As regras da Lei Seca consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. Neste caso, a pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação. Condutores autuados por este tipo de infração pagam R$ 1.915,40 de multa, perdem 7 pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.
Se o bafômetro registrar um índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, mas abaixo dos 0,34 permitidos pelo Código de Trânsito, o condutor é punido apenas com multa. No exame de sangue, o motorista será multado por qualquer concentração de álcool, e pode ser preso se tiver mais que 6 decigramas de álcool por litro de sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário