OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Justiça concede liminar ao MPF e suspende cursos de pós-graduação



fonte: mpf

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou a imediata paralisação de toda a publicidade e atividade dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Ciências Humanas (Sapiens) e da Faculdade do Norte do Paraná (Facnorte) que não são reconhecidos pelo Ministério da Educação. Essas duas instituições estão obrigadas pelo Judiciário Federal a não apenas suspenderem a divulgação, mas interromperem temporariamente os cursos. A decisão liminar foi do Juiz Federal Magnus Augusto Costa Delgado, da 1ª Vara Federal.
Ele determinou ainda que a Sapiens e a Facnorte estão proibidas de iniciarem os cursos sem o credenciamento do Ministério da Educação. O magistrado ressaltou que as duas instituições devem se abster de “ firmar qualquer tipo de convênio para o fim de diplomar seus alunos de ‘cursos livres’”.

A denúncia foi feita pelo Ministério Público Federal, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, que instaurou um inquérito e apurou que o polo no município de Parnamirim da Sapiens estava oferecendo cursos de mestrado sem autorização do Ministério da Educação.
Na decisão, o magistrado relatou que a Sapien emitiu ofício se identificando como instituição conveniada à Facnorte. “Contudo, vê-se, na documentação acostada, que nem a SAPIENS, nem tampouco a Facnorte detêm reconhecimento do Ministério da Educação (Conselho Nacional de Educação - CNE) e recomendação da Capes para ofertar cursos de pós-graduação stricto sensu”, escreveu o Juiz Federal Magnus Delgado. Ele observou ainda que ao oferecerem cursos não reconhecidos pelo MEC, as duas instituições estão praticando propaganda enganosa.
O magistrado chamou atenção que na página oficial da Facnorte há uma ostensiva propaganda de oferta de curso de mestrado e doutorado, com o logotipo da Capes, sem que esses cursos tenham autorização do Ministério da Educação.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675


Nenhum comentário:

Postar um comentário