OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Potencial doador de órgãos deve avisar familiares, orienta médico


Sala de cirurgia

Fonte: EBC 

Ainda que mundialmente o Brasil seja destaque na conscientização da população para doação de órgãos, o cenário poderia ser melhor e mais pessoas podem ser beneficiadas com transplantes caso os potenciais doadores sinalizassem suas opiniões a amigos e familiares. É o que considera o presidente da Fundação Pró-Rim, Marcos Vieira, ao avaliar o contexto atual do Brasil e do Rio de Janeiro.
 
"Quantas pessoas esperam por órgãos? Então, se a gente conversasse com a família ou amigos sobre antes seria melhor, porque no momento da dor de um parente muito doente ou com morte encefálica, a gente não tem cabeça para isso. Tem que esr conversado antes. É fundamental que a família saiba de que se deseja doar os órgãos antes de acontecer a morte", ressaltou Marcos em entrevista ao Repórter Rio. 
 
Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra. 
 
Vieira espera que a crise que atinge a saúde de alguns estados não afete o serviço de captação e transplantes de órgãos. "A gente espera que as instituições continuem realizando o trabalho. Que esses processos nas centrais intra-hospitalares para identificar, notificar e fazer com que o transplante continue a ser realizado da melhor maneira possível", disse. 
 
No que o último censo do Ministério da Saúde, de setembro de 2015, 31 mil pessoas aguardavam por transplante de órgãos. No Rio de Janeiro, são cerca 900 pessoas necessitando de órgãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário