ÁREA CONSTRUÍDA DA UFRN AUMENTOU 40%
dantas júniro
Felipe Galdino
Repórter
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte investiu mais de R$ 300 milhões em infraestrutura somente nos últimos dez anos. No Campus Central, a área construída aumentou 40%, passando de 200 mil para 280 mil metros quadrados. Com as obras que estão em andamento ou planejadas, o Campus Natal chegará a 300 mil metros quadrados de área edificada ao final de 2014. Essa veloz expansão física traz uma preocupação: o Campus Natal já está chegando a um ponto de saturação, e logo não terá mais onde construir novos prédios. A alternativa, segundo a equipe de engenharia da instituição, será verticalizar.
Somente no ano passado, a instituição contou com quase 100 obras em andamento. Uma das grandes estruturas que começaram a ser construídas nos últimos anos e é um dos grandes destaques da instituição é a sede do Instituto Metrópole Digital, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação administrado pela UFRN, com o objetivo de implantar uma estrutura voltada para a área de Tecnologia da Informação.Somente no ano passado, o Campus da Universidade Federal em Natal contou com quase 100 obras de construção civil
De acordo com a Superintendência de Infraestrutura da instituição federal, a obra do prédio, que começou a mudar o cenário da universidade ainda em 2011 com o início dos serviços, contou com um investimento de quase R$ 12 milhões e deve ser entregue ainda neste ano. “Estamos na fase de conclusão, com a expectativa de receber a obra na primeira quinzena de dezembro”, disse Gustavo Coelho, adiantando que a inauguração da estrutura deve ser feita no início do ano que vem.
Outra grande estrutura que surgiu nessa última década e cortou a paisagem na instituição é o chamado “Minhocão”, que corresponde aos laboratórios de engenharia. A alcunha se dá pelo formato em curva da edificação. Outra grande obra que surgiu nos últimos anos foi a Escola de Ciência e Tecnologia, localizada no setor 4. A estrutura foi construída exclusivamente para receber, à época, o novo curso de Ciência e Tecnologia, em 2009.
A própria sede da Superintendência de Infraestrutura foi levantada recentemente e é uma das estruturas novas no território universitário do Campus. A estrutura, que chama a atenção pelo formato “pontudo”, foi inaugurado em 2011, onde havia apenas um terreno baldio.
Recursos
Os recursos da universidade vem do Governo Federal, a grande maioria do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que permite essa grande expansão, com contratação de professores, técnicos administrativos, obras de laboratórios, residências e bibliotecas. Além disso, a UFRN se candidatou como centro oficial de treinamento para a Copa do Mundo de 2014 e isso alavancou ainda mais a chegada de recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário