Copa não é hora de protestar, é para aproveitar, diz Valcke
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse em uma entrevista à BBC a Copa do Mundo será "a hora errada" de realizar protestos e pediu aos brasileiros que apoiem e "aproveitem" a realização do evento no país.
A preocupação da Fifa é que as possíveis manifestações possam "ofuscar" o torneio que começa em 12 de junho."É um direito protestar. Para eles (os manifestantes), é o melhor momento. Para mim, é a hora errada", disse o secretário na Costa do Sauípe – onde, na sexta-feira, acontecerá o sorteio dos grupos do Mundial.
"É a hora errada de protestar, porque é a hora que o Brasil deveria curtir esse momento único, um momento que eles não puderam ter desde 1950", explicou o dirigente da Fifa.
"Um momento em que eles têm uma seleção que venceu a Copa das Confederações, um time que é candidato ao título da Copa de 2014. Então eles deveriam apoiar o Brasil para organizar esse Mundial."
"Não estamos pedindo que eles apoiem a Fifa, estamos pedindo que eles apoiem a Copa do Mundo. Estamos pedindo para que eles apoiem um torneio que eles conquistaram cinco vezes e que sonham em conquistar a primeira vez em casa", completou.
Propaganda
O governo brasileiro e o Comitê Organizador Local (COL) para a Copa do Mundo de 2014 têm minimizado o efeito que possíveis protestos durante o Mundial possam ter sobre o evento.
A preocupação da Fifa surgiu principalmente depois dos protestos que tomaram as ruas do Brasil durante a Copa das Confederações em junho deste ano. As manifestações começaram por conta do aumento nas passagens de ônibus, mas cresceram com os questionamentos ao governo brasileiro sobre os altos gastos com a Copa do Mundo.Os protestos chegaram, inclusive, a acontecer na porta dos estádios onde aconteceriam jogos da seleção brasileira. Para a Fifa, porém, os brasileiros deveriam aproveitar esse, que é um grande momento para o país como um todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário