OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN
quinta-feira, 30 de abril de 2015
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Equipe de reportagem convence mulher a não cometer suicídio no Paraná;
Fonte: Tv Foco
Uma equipe de reportagem da Catve, afiliada da TV Cultura no Paraná, seguia para a produção de uma reportagem na cidade de Cascavel, quando se deparou com uma situação inusitada.
“A partir do momento que ela me contou o que acontecia, eu me apeguei ao fato de ela ter um filho, uma criança precisa de uma mãe e por mais difícil que seja a situação essa criança precisa da mãe”, afirmou Kharina. Clique aqui e confira o vídeo.
INOVAÇÃO >> Escola Estadual Pedro II realiza ações visando ampliar as condições de aprendizagem dos estudantes
Fonte: Por Canindé Rocha (Diretor da Escola Est. Pedro II)
A Escola Estadual Pedro II - Ensino Médio em Lajes/RN, vem buscando oferecer aos alunos e a comunidade, além do melhoramento de sua estrutura física, também boas condições de ensino aprendizagem, através de aulas práticas, desenvolvimento de projetos, oficinas, participação em eventos e atividades de cunho cultural e pedagógico.
Para isso, a atual gestão tem buscado várias parcerias: UFERSA, UERN, SEMEC, SEMAGMA, Sec. Mul. de Saúde,APAMI, Prefeitura Municipal de Lajes, ex-alunos... Para que cada um desses parceiros possa contribuir para a implementação de ações inovadoras. E como resultado dessas parcerias, já tivemos nos dias 11 e 12 de abril, a realização da 1ª etapa do simulado, atividade essa, que foi avaliada por alunos e professores como bastante positiva e ainda esses dias terão início os aulões pró-ENEM, que são uma parceria com a SEMEC e a UFERSA.
Contando com o apoio de alguns ex-alunos que hoje cursam graduação, estamos conseguindo colocar em funcionamento, o Laboratório de Ciências (Biologia,Química e Física), como mais um importante espaço de aprendizagem, cumprindo assim, a função para a qual o mesmo foi construído e equipado. As aulas no Laboratório de Ciências do Pedro II, foram iniciadas na última sexta dia 17, quando algumas turmas tiveram o primeiro contato com o ambiente, com os monitores voluntários e com os materiais a serem manipulados durante as aulas.
Visando uma melhor organização e atendendo as normas para o funcionamento desse local, é exigido dos alunos que, para a participação das aulas no laboratório, os mesmos estejam devidamente vestidos com jalecos e também com calçados fechados. Já outros equipamentos como: máscaras, óculos, toucas e luvas, serão disponibilizadas pela própria escola.
Ações como essas, somadas a outras, tais como: gestão democrática, participação dos pais, cumprimento de horários, disciplina, fardamento escolar, são essenciais para que venhamos a ter uma escola cada vez melhor, tanto para os alunos, como também para os professores, funcionários e toda a comunidade na qual a escola está inserida.
Fim do visto para EUA depende de autoridades brasileiras, diz embaixadora
Fonte: IstoÉ
A embaixadora norte-americana no Brasil, Liliana Ayalde, afirmou, em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que a isenção de vistos de brasileiros aos Estados Unidos - e, consequentemente, para norte-americanos entrarem no País - é um tema que voltou a ser discutido bilateralmente. No entanto, pontos da discussão, como a necessidade de troca de informações prévia de passageiros e a interação entre os dois sistemas de controle de imigração dos países, exigida pelos Estados Unidos, dependem de uma posição do governo brasileiro.
"Vamos ver o que o governo brasileiro apresenta. Estamos prontos para falar; temos feitos programas com outros governos e estamos prontos para fazer algum projeto piloto (com o Brasil). Mas vai depender das autoridades brasileiras", afirmou a embaixadora. "Se falou muito no tema da isenção de vistos, mas ficou um pouco 'in box' por falta de uma decisão política", completou.
"Vamos ver o que o governo brasileiro apresenta. Estamos prontos para falar; temos feitos programas com outros governos e estamos prontos para fazer algum projeto piloto (com o Brasil). Mas vai depender das autoridades brasileiras", afirmou a embaixadora. "Se falou muito no tema da isenção de vistos, mas ficou um pouco 'in box' por falta de uma decisão política", completou.
Liliana afirmou que um dos requisitos para a isenção de vistos brasileiros para entrar nos Estados Unidos, ter 96% de concessão dos pedidos feitos por cidadãos daqui, já foi atingida pelo País. "Então não passa de mito o medo que uma pessoa tem de que não irá conseguir visto".
Além disso, a embaixadora considera que o processo de concessão das autorizações para a entrada naquele país avançou significativamente por conta da descentralização do atendimento antes exclusivo aos consulados e à embaixada norte-americana. "Há dois, três anos o processo era lento, e poderia demorar 140 dias desde a solicitação até a entrega. Nesse momento, são 10 dias no máximo", concluiu.
As imagens de um cenário de barbárie e guerra no Paraná
]
Fonte; Pragmatismo
Professores e servidores que estão hoje (29) na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação de alterações na previdência do funcionalismo foram brutalmente agredidos pela Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB).
De acordo com o jornal paranaense Gazeta do Povo, que cobre os conflitos in loco, mais de 130 manifestantes estão feridos e oito encontram-se em estado grave. O SAMU divulgou que o número total de feridos é de 150 pessoas. Os que apresentam estado mais grave foram encaminhados para o hospital Cajuru, um deles com traumatismo craniano.
Foram utilizados blindados, bombas, balas de borracha, cães treinados e até um helicóptero para coibir os servidores. Um veículo do Batalhão de Fronteira do Paraná, que atua a 600km de Curitiba, foi deslocado para reforçar o cerco à Assembleia Legislativa.
Diversos feridos estão sendo atendidos no meio da rua. O prédio da Prefeitura de Curitiba foi transformado em uma espécie de ambulatório para dar suporte aos atendimentos.
O gás lacrimogênio utilizado pela PM acabou entrando em um dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do Centro Cívico. Os pais foram buscar as crianças. Segundo o diretor, os alunos ficaram muito assustadas.
As ambulâncias não foram suficientes e equipes da Guarda Municipal foram acionadas para ajudar no deslocamento dos manifestantes feridos. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) disse que até o momento houve 34 pessoas encaminhadas ao hospital e que a ação do governo do estado tem um grau violência desnecessário. “Há dias a prefeitura vem alertando da desproporcionalidade da força.”
O comandante da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública afirmam policiais também ficaram feridos.
Guerra
O deputado federal Enio Verri disse que o cenário é devastador e fugiu do controle. “É uma atitude truculenta e absurda, ultrapassada, parece o Brasil do século 19. São trabalhadores organizados fazendo uma mobilização não para conquistar direitos, mas para não perdê-los. Eles (governo) não têm diálogo nenhum com o setor público e ainda por cima mandam colocar a polícia”, afirmou.
ParanaPrevidência
Os servidores públicos protestam contra o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – ParanaPrevidência.
O projeto foi aprovado em primeiro turno na sessão na tarde de terça-feira com 31 votos favoráveis e 20 contrários. O projeto de lei muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário.
Com isso, o governo deixa de pagar sozinho essas aposentadorias e a divide a conta com os próprios servidores, já que o fundo é composto por recursos do Executivo e do funcionalismo.
(Atualização | 18H20) – Mesmo com a greve e a pressão dos professores na porta da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto que propõe mudanças na Paranáprevidência foi aprovado pelos deputados estaduais. O governador Beto Richa (PSDB) tem maioria governista na casa.
As imagens:
Vídeos:
-
-
-
OBS: Se você tem registros (vídeo e imagem) das manifestações de hoje, envie parapragmatismopolitico@gmail.com
Totalmente descontrolada, nave russa está caindo em direção à Terra
Fonte: Yahoo Notícias
Lançada na terça-feira (28) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave-cargueiro russa Progress M-27M, antes dada como perdida, está na verdade descontrolada e caindo em direção à Terra. As informações são da agência de notícias France Presse.
Até o momento a localização da queda da nave não foi indicado pelas agências espaciais. Uma fonte que não se identificou afirmou que “a nave está tendo reações totalmente incontroláveis” e que os controladores de voo russos estão tentando reestabelecer conexão com a nave, mas as possibilidades de sucesso são baixas.
“É realmente impossível saber quando cairá exatamente na Terra, depende de muitos fatores. Mas a queda acontecerá em condições incontroláveis”, explicou ele em entrevista.
A nave carrega 2,5 toneladas de suprimentos e não deveria demorar mais do que seis horas para chegar à ISS. Entre os suprimentos estão combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos para os astronautas que habitam a estação. Antes da notícia da queda descontrolada, os prejuízos já eram estimados em pelo menos US$ 90 milhões.
Outra preocupação decorrente do sumiço da M-27M, a vida dos astronautas da ISS está garantida em relação a suprimentos. As informações são de que uma nova nave, que seria lançada em 8 de agosto, deve ter seu lançamento adiantado para suprir as necessidades.
Até o momento a localização da queda da nave não foi indicado pelas agências espaciais. Uma fonte que não se identificou afirmou que “a nave está tendo reações totalmente incontroláveis” e que os controladores de voo russos estão tentando reestabelecer conexão com a nave, mas as possibilidades de sucesso são baixas.
“É realmente impossível saber quando cairá exatamente na Terra, depende de muitos fatores. Mas a queda acontecerá em condições incontroláveis”, explicou ele em entrevista.
A nave carrega 2,5 toneladas de suprimentos e não deveria demorar mais do que seis horas para chegar à ISS. Entre os suprimentos estão combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos para os astronautas que habitam a estação. Antes da notícia da queda descontrolada, os prejuízos já eram estimados em pelo menos US$ 90 milhões.
Outra preocupação decorrente do sumiço da M-27M, a vida dos astronautas da ISS está garantida em relação a suprimentos. As informações são de que uma nova nave, que seria lançada em 8 de agosto, deve ter seu lançamento adiantado para suprir as necessidades.
VERGONHA NACIONAL: STF manda soltar todos os executivos de empreiteiras presos na Lava Jato
Fonte: IstoÉ
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu hoje (28) liberdade a todos os executivos de empreiteiras presos na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, em decorrência das investigações da Operação Lava Jato. Os ministros decidiram estender aos acusados os argumentos apresentados para liberar o presidente da UTC, Ricardo Pessoa.
Com a decisão, também serão soltos os executivos da OAS José Ricardo Nogueira Breghirolli, Agenor Franklin, Mateus Coutinho e José Aldemário Filho, além de Sérgio Mendes (Mendes Júnior), Gerson Almada (Engevix), Erton Medeiros (Galvão Engenharia) e João Ricardo Auler (Camargo Corrêa).
Em troca da concessão da liberdade, os investigados deverão cumprir medidas cautelares estabelecidas pelo Supremo. Eles serão monitorados por tornozeleira eletrônica, não poderão ter contato com outros investigados e deverão comparecer à Justiça a cada 15 dias. Todos estão proibidos de deixar o país e deverão entregar o passaporte.
Para conceder o habeas corpus aos executivos, os ministros entenderam que a prisão preventiva não pode ser aplicada como sentença antecipada, mesmo diante da gravidade dos crimes praticados.
Os executivos foram presos em novembro do ano passado, por determinação do juiz federal Sérgio Moro, com base em acusações colhidas em depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Segundo eles, os executivos pagavam propina a ex-diretores da estatal em troca de contratos para construção de obras.
Com a decisão, também serão soltos os executivos da OAS José Ricardo Nogueira Breghirolli, Agenor Franklin, Mateus Coutinho e José Aldemário Filho, além de Sérgio Mendes (Mendes Júnior), Gerson Almada (Engevix), Erton Medeiros (Galvão Engenharia) e João Ricardo Auler (Camargo Corrêa).
Em troca da concessão da liberdade, os investigados deverão cumprir medidas cautelares estabelecidas pelo Supremo. Eles serão monitorados por tornozeleira eletrônica, não poderão ter contato com outros investigados e deverão comparecer à Justiça a cada 15 dias. Todos estão proibidos de deixar o país e deverão entregar o passaporte.
Para conceder o habeas corpus aos executivos, os ministros entenderam que a prisão preventiva não pode ser aplicada como sentença antecipada, mesmo diante da gravidade dos crimes praticados.
Os executivos foram presos em novembro do ano passado, por determinação do juiz federal Sérgio Moro, com base em acusações colhidas em depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.
Segundo eles, os executivos pagavam propina a ex-diretores da estatal em troca de contratos para construção de obras.
Declaração termina amanhã
Fonte: Tribuna do Norte
O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2015 termina às 23h59min59s, de amanhã, dia 30 de abril. Contudo, a Receita Federal alerta para que os contribuintes não deixem para última hora a fim de evitar congestionamentos na rede.Se o contribuinte estiver obrigado a apresentar a declaração e a apresentação for realizada após 30/04/2015, será cobrada multa por atraso na entrega da declaração.
O valor da Multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago, sendo que o valor mínimo é de R$ 165,74 e o valor máximo é de 20% do imposto sobre a renda devido.
A Delegacia da Receita Federal em Natal alerta ainda que o contribuinte que estava obrigado a declarar, caso não o faça, ficará com o CPF com o status “pendente de regularização”, sendo impedido de tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa, dentre outras situações.
Até às 11 horas, de ontem, quando foi divulgado o balanço mais atualizado pela Receita em Natal, haviam sido entregues 211.207 declarações no Rio Grande do Norte, que representam 1,05% do total Nacional. A Receita espera que o número total de entregas chegue a 289 mil declarações no estado, até amanhã.
O Programa Gerador da Declaração está disponível na internet, na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Mundo: Nigéria liberta 293 mulheres sob poder do Boko Haram
Fonte: DW
O Exército da Nigéria anunciou nesta terça-feira (28/04) a libertação de 293 mulheres – entre elas 200 meninas – sequestradas pelo grupo terrorista Boko Haram na floresta de Sambisa, uma base dos extremistas.
Entre as resgatadas, porém, não está nenhuma das mais de 219 estudantes raptadas em Chibok há um ano, segundo informou Sani Usman, porta-voz do Exército. As vítimas estão sendo submetidas a um processo de identificação para saber sua origem.
Em abril do ano passado, cerca de 300 estudantes foram sequestradas pelos extremistas no vilarejo de Chibok, nordeste nigeriano, a cerca de 100 quilômetros da floresta de Sambisa. Várias conseguiram fugir, mas 219 ainda permanecem sob poder dos terroristas. Uma campanha internacional foi deflagrada pela libertação das garotas, dando visibilidade ao grupo terrorista.
Segundo a agência de notícias AP, parte das mulheres resgatadas nesta terça-feira estava atacando o Exército, o que constata que o Boko Haram vem colocando mulheres armadas na linha de frente dos combates. O grupo já usou meninas e mulheres em ataques suicidas em mercados e áreas movimentadas em várias partes do país.
Desde o lançamento de uma ofensiva conjunta com tropas de Camarões, do Chade e do Níger, em fevereiro passado, o Exército nigeriano vem registrando um "notável êxito" no combate ao Boko Haram, como a libertação de 60 cidades ocupadas pelo grupo terrorista em três estados do norte do país. Agora, na ofensiva em Sambisa, quatro áreas ocupadas pelos radicais islâmicos foram devastadas.
O Boko Haram ameaça o governo da Nigéria e controla amplas áreas do norte, de maioria muçulmana. O grupo jurou fidelidade aos jihadistas do "Estado Islâmico", que ocupa territórios no Iraque e na Síria.
MSB/lusa/ap/rtr
Bendine anuncia esforço da Petrobras para recuperar R$ 6,2 bi da corrupção
Fonte: http://www12.senado.leg.br/
O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, anunciou nesta terça-feira (28), no Senado, "todos os esforços" do ponto de vista judicial para a recuperação de R$ 6,2 bilhões reconhecidos pela estatal como a média de 3% das propinas pagas por 27 empresas do cartel que atuou em obras e serviços entre 2004 e 2012. Essas empresas são investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.
Bendine foi questionado por 13 senadores em audiência pública das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infraestrutura (CI), que teve início às 10h35 e se encerrou às 15h13. A maioria dos senadores cobrou esclarecimentos sobre as perdas anunciadas pela companhia, cujo balanço aponta um prejuízo de R$ 21,6 bilhões no ano passado.
Em resposta ao senador José Medeiros (PPS-MT), que perguntou se a companhia tinha algum planejamento para se ressarcir das perdas, Bendine disse que a Petrobras atua nesse sentido junto ao Ministério Público e à Polícia Federal. O executivo disse acreditar na recuperação dos valores não só em decorrência da força-tarefa no Paraná, como também pelos "prováveis acordos de leniência" examinados pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Desvalorização
Outra perda, de R$ 44,6 bilhões, decorre da desvalorização de ativos, atribuída pela Petrobras a três fatores: postergação de projetos na área de refino, declínio dos preços de petróleo e redução de demanda e margens na petroquímica. Só as perdas com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), cujas obras foram paralisadas com 86% do cronograma físico concluídos, chegaram a R$ 21,8 bilhões.
A segunda maior desvalorização de ativos, de R$ 9,1 bilhões, ocorre no chamado Trem 2 da Refinaria do Nordeste (Rnest), também conhecida como Abreu e Lima, que tem 90% do cronograma físico concluído. As perdas da Petrobras foram registradas até nos Estados Unidos, onde o campo de produção Cascade & Chinook foi desvalorizado em R$ 4,2 bilhões.
A Petroquímica Suape, em Pernambuco, sofreu desvalorização de R$ 3 bilhões, enquanto um conjunto de ativos de exploração e produção no Brasil teve queda de R$ 5,6 bilhões em decorrência da redução do preço do petróleo no mercado internacional.
Metodologia
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) questionou o fato de o balanço anunciado recentemente ter apresentado metade da estimativa de desvalorização de ativos feita pela diretoria anterior, presidida por Graças Foster, que era de R$ 88,6 bilhões. Bendine disse que a metodologia usada anteriormente não era adequada, tanto que foi recusada pela auditoria externa responsável pela análise das contas.
Como a Petrobras decidiu postergar alguns projetos, ao mesmo tempo em que enfrentava a queda do preço internacional do petróleo – o barril, que custava US$ 114 em meados do ano passado, baixou para menos de US$ 50 no fim de 2014 –, seus ativos tiveram de ser reavaliados por um conceito contábil chamado de impairment. Essa palavra inglesa significa "deterioração", mas Bendine preferiu defini-la como "imparidade".
Endividamento
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) perguntou por que a Petrobras é "tão dependente" de instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ronaldo Caiado questionou a razão de, além de se socorrer nos bancos públicos, a Petrobras demandar recursos dos fundos de pensão.
Após considerar "desprezível" a participação desses bancos no endividamento da Petrobras, Bendine disse que parte dos valores previstos é da modalidade stand by, ou seja, eles estão autorizados para que, diante da necessidade de caixa da empresa até o fim do ano, sejam efetivamente contratados. Quanto aos fundos de pensão, afirmou que eles participam como investidores na companhia.
Também presente à audiência, o gerente executivo de Desempenho Empresarial da Petrobras, Mário Jorge da Silva, disse que o desafio da empresa é reduzir a dívida de R$ 351 bilhões. Segundo Mário Jorge, a companhia teria de operar por cinco anos para se livrar dela.
— Não é o patamar ideal; nós buscamos 2,5 anos — observou.
Socorro
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) questionou como será possível administrar a dívida "com todas as dificuldades e até mesmo descrédito que a empresa ainda sofre". Perguntou também se a Petrobras conta com a possibilidade de socorro do Tesouro.
Mesmo admitindo que a dívida é elevada, o presidente da Petrobras disse ter crédito de financiadores não só locais, mas principalmente internacionais, que acreditam na capacidade da empresa. Quanto ao socorro do Tesouro, descartou a possibilidade de nova capitalização da estatal de capital misto.
Eletrobras
Em resposta a Ferraço e Tasso, Bendine admitiu impacto no resultado da companhia por conta de provisão no setor de energia. Segundo ele, foram fornecimentos de combustíveis que a Petrobras fez, no ano de 2014, para as termoelétricas da Eletronorte, não quitados até o fim do ano.
O presidente da Petrobras esclareceu que não foi perda, e sim um provisionamento de valor passível de recuperação. O diretor financeiro da companhia, Ivan de Souza Monteiro, manifestou expectativa de que o aumento nas contas de energia forneça os recursos necessários para o pagamento.
Desinvestimento
A Petrobras planeja desinvestimento de US$ 3 bilhões este ano e de US$ 10 bilhões em 2016. São projetos que a empresa pretende vender por desinteresse em sua continuidade e para formação de caixa. Mesmo assim, terá de captar US$ 13 bilhões no mercado financeiro, em 2015, para atender as suas necessidades.
Em resposta a vários senadores, Bendine citou como exemplo poços de petróleo cujo desempenho não atendem as expectativas da empresa. Numa situação dessas, conforme o presidente da Petrobras, uma empresa com outro tipo de tecnologia poderá ter o interesse que a estatal perdeu na iniciativa. Outro exemplo são "campos próximos ao abandono", sem relação custo-benefício adequada.
– É lógico que esse plano de desinvestimento não é suficiente para resolver o problema de caixa; ele simplesmente está dentro do dia a dia da atividade - explicou.
O primeiro caso foi o de um campo na Bacia Austral, na Argentina, que representava pouco mais de US$ 100 milhões e foi vendido pela Petrobras.
Vítima
Antes de encerrar sua participação na audiência, Bendine reconheceu que a empresa passou por momentos difíceis por conta de “malfeitos”, causados por algumas pessoas em atos isolados. Segundo ele, a Petrobras “é vítima do processo” e têm empregados comprometidos com um ideal. Por isso, acrescentou, eles se sentem envergonhados por aqueles que macularam o nome da empresa.
— A Petrobras está fazendo o possível para colaborar com o processo de investigação e queremos reforçar esse compromisso de passar a limpo os malfeitos. O passado nos serve de lição — afirmou.
O executivo pediu que a sociedade entenda o processo de reestruturação em curso para que seja diminuída a ansiedade relativa ao futuro da companhia.
— Não tenho duvida de que, olhando a gestão, doravante a cada mês, a cada trimestre e a cada ano, haverá a retomada da geração de resultados e de valor. Ela só precisa de um voto de confiança — concluiu.
Realizada no Plenário 19 da Ala Alexandre Costa, a audiência pública foi presidida pelos senadores Delcídio do Amaral (PT-MS) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
Mundo: Quem são os 8 presos executados na Indonésia
Fonte: Bbc
Oito condenados à morte por tráfico de drogas na Indonésia foram executados por fuzilamento na tarde desta terça-feira (horário de Brasília, madrugada de quarta na Indonésia) .
Foram sete estrangeiros, inclusive o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte. Entre os executados havia ainda dois cidadãos da Austrália, três da Nigéria e um de Gana.
Numa decisão de último momento, autoridades pouparam a única mulher do grupo, uma filipina, depois que a pessoa que a teria recrutado como 'mula' ter se entregue.
Mary Jane Fiesta Veloso, de 30 anos, havia sido presa ao tentar entrar com 2,5 kg de heroína na Indonésia. Ela disse que havia viajado ao país porque uma amiga da família havia lhe prometido um emprego como doméstica.
Alegou, também, que a mulher integrava uma quadrilha internacional que secretamente colocou a droga dentro da mala que carregava.
Pedidos de clemência de familiares e dos países foram rejeitados pelo presidente indonésio, Joko Widodo, que alega que o país está em uma situação de "emergência" causada pelas drogas.
A Procuradoria Geral indonésia disse que todos eles já haviam esgotado as possibilidade de recorrer das sentenças. Eles foram executados simultaneamente na prisão de Nusakambangan, onde eram mantidos em isolamento.
Veja quem eram os prisioneiros executados.
Rodrigo Muxfeldt Gularte
Paranaense de Foz do Iguaçu, foi preso em julho de 2004 no aeroporto Sukarno Hatta, em Jacarta, com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Foi condenado à morte em 2005.
A família tentava que ele fosse transferido para um hospital psiquiátrico após ter sido diagnosticado com esquizofrenia.
Gularte foi submetido a um exame a pedido das autoridades indonésias em março, mas o resultado jamais foi divulgado, apesar de pedidos da família e do governo brasileiro.
A família nutria esperanças de uma reviravolta final, tida como improvável. Antes da execução, a Justiça indonésia havia ignorado recurso da defesa que pedia revisão da decisão do presidente de negar-lhe clemência.
Outra tentativa de reverter a sentença - o pedido de transferência da guarda de Gularte para sua prima - teve audiência marcada para o dia 6 de maio, depois da execução, o que foi criticado pela defesa do brasileiro.
Myuran Sukumaran
Sukumaran tinha 33 anos e era cidadão australiano nascido em Londres. Em 2006, uma corte em Bali considerou-o chefe do "Os Nove de Bali" - um grupo de australianos preso em Bali com mais de 8 kg de heroína que seriam enviadas para a Austrália.
Foi condenado à morte em 2006 e teve seu pedido de clemência rejeitado em dezembro de 2014.
Os advogados de Sukumaran alegam que ele havia mudado desde que entrou na prisão - na penitenciária de Kerobokan, em Bali, ele conduzia grupos de estudo da Bíblia e uma escola de culinária.
Seu irmão, Chinthu Sukumaran, disse ao jornal Sydney Morning Herald que não conseguia acreditar que "este era o fim". "Ainda não perdemos a esperança", disse na ocasião.
Andrew Chan
Chan, de 31 anos, era australiano e junto com Sukumaran foi condenado à morte em 2006 por pertencer ao grupo "Os Nove de Bali".
Ele foi preso no aeroporto de Bali em abril de 2005 e teve seu pedido de clemência negado em janeiro deste ano. A defesa também argumentava que ele havia se recuperado na prisão, e dava aulas sobre a Bíblia e de culinária.
Em um de seus últimos desejos, Chan casou-se com uma indonésia na prisão, na segunda-feira.
Martin Anderson
Anderson era cidadão de Gana nascido em Londres em 1964. Ele foi preso em Jacarta em 2003.
Seu pedido de clemência foi rejeitado em janeiro deste ano.
Zainal Abidin bin Mgs Mahmud Badarudin
Badarudin era o único cidadão indonésio entre os detentos a serem executados. Ele foi preso em dezembro de 2000 e condenado à morte por posse de maconha no ano seguinte.
Sua clemência foi negada em janeiro deste ano.
Raheem Agbaje Salami
Salami era um nigeriano com passaporte espanhol. Acredita-se que seu nome verdadeiro seja Jamiu Owolabi Abashin, mas ele entrou na Indonésia usando um passaporte espanhol com o nome de Raheem Agbaje Salami.
Foi preso com cerca de 5kg de heroína dentro de sua mala no aeroporto de Surabaya em setembro de 1998. Foi sentenciado à prisão perpétua em abril de 1999, pena que foi reduzida para 20 anos. Mas, após recurso, a Suprema Corte condenou-o à morte.
Seu pedido de clemência foi rejeitado em janeiro deste ano.
Sylvester Obiekwe Nwolise
Nwolise era um cidadão nigeriano nascido em 1965. Foi condenado à morte em setembro de 2004 pela Justiça de Tangerang. Seu recurso de leniência foi rejeitado em fevereiro.
Ele foi considerado culpado pelo tráfico de 1,1 kg de heroína no aeroporto de Jacarta, em 2002.
Em janeiro, o órgão indonésio de combate às drogas afirmou que Nwolise liderava um cartel de drogas dentro da prisão de Nusakambangan, onde estava detido.
Okwudili Oyatanze
Oyatanze era um nigeriano de 45 anos e foi condenado à morte por traficar 1kg de heroína através do aeroporto de Jacarta em 2001.
Seu pedido de clemência foi rejeitado em fevereiro deste ano.
Assinar:
Postagens (Atom)