Fonte: Tribuna do Norte
Por dia, uma média de 194 usuários de ônibus utiliza a estação de transferência do Bairro Latino, na zona Sul, enquanto que o fluxo diário na estação de Igapó, na zona Norte, é de 155 pessoas. Os números, fornecidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), foram contabilizados desde a inauguração dos equipamentos, no dia 24 de fevereiro, até 31 de março.A utilização das estações de transferência, que custaram à Prefeitura de Natal R$ 1,2 milhão, vem melhorando. Mas, apesar de toda a estrutura oferecida – ambiente climatizado, wi-fi, assentos e segurança 24 horas –, a quantidade limitada de linhas (15 no total, sendo 7 na primeira e 8 na segunda) inviabiliza um aumento de fluxo mais expressivo, o que deve acontecer quando a STTU adicionar novas linhas, possibilidade já certa. Falta somente definir quais serão. Solicitações feitas pelos usuários, como a 08 (Redinha-Mirassol), por exemplo, estão sendo estudadas.
Segundo explicou o secretário adjunto de Transportes da STTU, Clodoaldo Cabral da Trindade Junior, as linhas atualmente atendidas são aquelas que têm um itinerário muito grande e que, devido ao longo período de permanência dentro do transporte, seus usuários enfrentam dificuldade para fazer a integração temporária, que tem o limite de uma hora. Um exemplo é o ônibus 79, que percorre 25 km do Parque das Dunas, na zona Norte, de onde sai, até chegar à estação de transferência da zona Sul.
As linhas que serão acrescidas, no entanto, não devem ser muitas, uma vez que a STTU quer evitar a formação de comboios de ônibus nas estações de transferência e o consequente congestionamento do trânsito, sobretudo na do Bairro Latino, situada na marginal da BR-101 no sentido Parnamirim, onde é intenso o fluxo de carros em determinados horários.
Para evitar esse tipo de problema, dias antes da inauguração do equipamento, a STTU transferiu a parada do Carrefour para a calçada da América Ford – a 230 metros da passarela do Natal Shopping, enquanto a outra ficava distante 170 metros, de acordo com medição feita através de um dispositivo do Google Maps.
Para justificar a necessidade da distribuição dos ônibus em mais pontos, Clodoaldo Trindade lembrou que, há alguns anos, a parada do Natal Shopping recebia pelo menos 25 linhas municipais, das zonas Norte e Sul, situação que dificultava muito a vida dos motoristas dos transportes e também dos usuários, além de complicar o trânsito no local.
Atualmente, só linhas da zona Sul param no Natal Shopping, num total de 14, enquanto o ponto da América Ford recebe ônibus apenas da zona Norte. São 88 veículos, de dez linhas, que param lá, totalizando 572 viagens/dia. Já na estação de transferência, param 89 veículos, de sete linhas, totalizando 575 viagens/dia.
A outra estação de transferência, em Igapó, apesar de ser servida por oito linhas - uma a mais que a do Bairro Latino –, é alimentada por uma frota menor, de 77 veículos. Também são menos viagens – 440/dia – e menos pessoas que utilizam o equipamento, embora esse número venha aumentando, segundo as anotações do agente de mobilidade José Ferreira Neto, que trabalha lá no turno da manhã (das 5h às 11h).
Já o ponto de ônibus localizado a cerca de 100 metros da estação de Igapó é servido por 173 veículos de 19 linhas, entre elas, a 07 (Jardim Progresso/Cidade Jardim) e a 73 (Soledade/Ponta Negra), que a passageira Maria de Lourdes Silva pensava que paravam na estação de transferência. Ao entrar pela primeira vez na estrutura climatizada, ela foi informada pelo agente José Neto que os ônibus não paravam lá e saiu desapontada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário