Fonte: Rgn No ar
O Ministério da Educação (MEC) divulgou sua mais recente avaliação acerca de 2.042 instituições de ensino superior do Brasil. Dessas, 324 foram consideradas insatisfatórias, sendo duas do Rio Grande do Norte. A Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi (Mossoró) e Faculdade Estácio de Natal (Fal-Estácio-Natal) foram mal avaliadas.
Segundo a revista Exame, para ser reprovada, uma instituição precisa ficar abaixo da faixa 2 do Índice Geral de Cursos (IGC) que vai de 1 a 5 e é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.
Calculado anualmente, o IGC é feito com base na média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (que levam em conta o rendimento dos alunos no ENADE, a infraestrutura da instituição e a qualidade do corpo docente).
O índice considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Notas 1 e 2 são insuficientes para a avaliação e o mau desempenho acarreta em punições por parte do MEC. Uma das penalizações possíveis, por exemplo, é a proibição de novos vestibulares até que as instituições apontem soluções para melhora do desempenho.
Aqui no Rio Grande do Norte, nenhuma das universidades ou centros universitários obteve desempenho abaixo do esperado, no entanto, as faculdades já citadas no começo da matéria tiveram IGC baixo e podem ser penalizadas pelo MEC.
A Fal-Estácio apresentou um IGC contínuo de 1,942 e 2 de faixa. Já a Mater Christi ficou com 1,711 e 2, respectivamente.
|
OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
Duas faculdades do RN estão na lista do MEC das piores do Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário