Árquivo TN
O prazo para municípios do Rio Grande do Norte aderirem a vagas do Programa Mais Médicos foi prorrogado até o dia 7 de julho. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na manhã desta quarta-feira (28), com a expansão das vagas sendo autorizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS Nº 752, de 15 de junho de 2023.
No total, foram disponibilizadas 1.194 vagas, distribuídas para todos os 167 municípios do RN. A quantidade de vagas foi definida pelos gestores municipais, conforme as necessidades específicas, e são custeadas em regime de coparticipação, que consiste no desconto do repasse fundo a fundo (do Ministério para o município) do valor de custeio mensal da bolsa do profissional, dentro do teto federal do Piso de Atenção Primária de cada município.
Fica a cargo do Ministério da Saúde o custeio das demais despesas do programa, exceto o auxílio moradia e alimentação, que permanecerá financiado pelo município. A adesão ao programa é feito online, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde.
Programa
Os profissionais também irão receber incentivo para atuar em locais de difícil acesso, com percentuais que variam segundo a vulnerabilidade, dificuldade de fixação de médicos e porcentagem da população que depende unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário