OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Estruturas dão sinais de desgaste


Em vários pontos, a estrutura de metal está corroída e a fiação das caixas elétricas está exposta

Fonte: Tribuna do Norte 

A falta de manutenção abriu espaço nas estruturas de metal da Ponte Newton Navarro para a ferrugem. Postes, luminárias, caixas elétricas, corrimões de proteção estão sendo atacados pela maresia. Os danos e os riscos resultantes já são visíveis para quem passa diariamente pelo local.
Logo nos acessos à ponte, no sentido Centro-Zona Norte, é possível encontrar os sinais de desgaste. Os postes do canteiro central, que sustentam as luminárias tipo pétalas, perderam a pintura de proteção e, alguns, estão cobertos por inteiro pela ferrugem.  Dois deles perderam as luminárias e, nos restantes, as hastes de sustentação das duas lâmpadas parecem bem comprometidas e prestes a caírem sobre as pistas de tráfego. 

Os danos também são aparentes nas passarelas laterais destinadas à travessia de pedestres e ciclistas. As muretas de proteção tem vários pontos corroídos e com crostas de ferrugem. Alguns dos canos horizontais estão com o ponto de soldagem soltos e é possível encontrar caixas de eletricidade, onde a ferrugem soltou as trancas, com fios e cabos à mostra.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Infraestrutura afirmou, através da assessoria de imprensa, que será aberto um processo licitatório para uma empresa ficar responsável pela manutenção da estrutura da ponte. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que tem uma licitação em andamento para a troca de fiação e o novo posteamento do canteiro central, com previsão de início do serviço até o fim de novembro. Já a manutenção da iluminação da ponte, com a reposição e troca de lâmpadas é feita regularmente com uma equipe responsável pelo monitoramento.

Pela ponte Newton Navarro, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), trafegam diariamente 38 mil veículos, entre ônibus, carros de passeio, motos e caminhões – a capacidade é para 60 mil veiculos/dia – mas, não há registros sobre quantos pedestres e ciclistas passam diariamente.  Além dos problemas com a manutenção contra a ferrugem, a ponte também tem sido alvo de vândalos e ladrões. Em junho deste ano foi registrado mais caso de uma série de roubos nas instalações elétricas. Cerca de 150 metros de cabos de cobre e alumínio foram roubados, deixando a estrutura da ponte às escuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário