OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Inteligência Artificial pode aumentar comércio global em quase 40% até 2040, alerta OMC


 (Imagem: WikiCommons)

inteligência artificial (IA) tem potencial para elevar o valor do comércio e dos serviços globais em até 37% até 2040, à medida que países de baixa renda aceleram a adoção tecnológica, segundo o Relatório sobre o Comércio Mundial 2025, divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

O relatório aponta que aplicações de IA contribuem diretamente para a produtividade das economias, permitindo que mais empresas cumpram regulamentações complexas e ampliem sua presença no comércio digital. O impacto mais relevante deve ocorrer no setor de serviços digitais, considerado estratégico para a expansão global.

“Bens que possibilitam a IA, como semicondutores e insumos intermediários, têm papel fundamental no comércio mundial, com volume que atingiu US$ 2,3 trilhões em 2023”, destacou a OMC.

Riscos da desigualdade

Apesar do potencial, a OMC alerta que, sem investimentos direcionados e políticas inclusivas, a IA pode aprofundar desigualdades existentes. A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, reforçou que “os efeitos do desenvolvimento e da implementação da IA levantam preocupações de que muitos trabalhadores, e até economias inteiras, possam ser deixados para trás”.

O relatório destaca que infraestrutura digital, tecnologia avançada e mão de obra qualificada ainda estão concentradas em poucos países de alta renda. Investimentos em educação e capacitação tecnológica são fundamentais para permitir que economias de baixa renda participem plenamente do comércio digital.

Oportunidades de crescimento

Segundo a OMC, a inteligência artificial pode reduzir custos comerciais, aumentar a produtividade e abrir novos caminhos para produção e exportação de serviços. No entanto, o acesso desigual às tecnologias de IA continua sendo um desafio global. Sem respostas políticas proativas e maior cooperação internacional, a tecnologia corre o risco de ampliar, e não reduzir, as desigualdades econômicas.

A Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário