OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

1º lugar em audiência na cidade de LAJES-RN

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Governo lança edital de R$ 50 milhões para obras de segurança na Ponte Newton Navarro


 Foto: Alex Régis

O Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), anunciou, nesta quarta-feira (17), a publicação do edital de licitação para elaboração de projeto e construção de itens de segurança da Ponte Newton Navarro. O cadastramento das propostas começou nessa terça-feira (16), com abertura e início dos lances previstos para 17 de novembro de 2025, no portal www.novolicitacoes-e.com.br. A obra tem orçamento de quase R$ 50 milhões e permitirá a operação do Porto de Natal 24 horas por dia.

O projeto prevê a construção de dolfins de proteção nos pilares da Ponte Newton Navarro, também conhecidos como defensas, uma intervenção estratégica que garantirá mais segurança à navegação e possibilitará o acesso de navios maiores ao terminal portuário.
“É mais uma parceria com o Governo Federal que deu certo para o Rio Grande do Norte. Queria agradecer, além do ministro Silvio Costa Filho, que foi fundamental nesta conquista, também ao ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo apoio que ofereceu ao nosso pleito. E não canso de reafirmar a sensibilidade do governo do presidente Lula com o Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Ela também ressaltou o impacto prático da obra para a logística e o desenvolvimento do estado. “Agora vai ser navio o dia inteiro chegando no porto. Acabou o limite de 12 horas por dia. É mais segurança no transporte marítimo. É mais desenvolvimento econômico. É um Rio Grande do Norte cada vez mais promissor”, completou a governadora.

O anúncio foi feito pelo ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos, ao lado do presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo. O ministro destacou o impacto do investimento para a economia potiguar. “Essas defensas serão muito estratégicas, com investimentos de quase 50 milhões de reais, que vão ajudar na navegabilidade e, mais do que isso, vão fazer com que a gente tenha a ampliação das operações de navios e navios maiores, movimentando nosso porto, gerando emprego, gerando renda e movimentando a economia”, afirmou Costa Filho.

Embora a ponte tenha sido inaugurada em novembro de 2007, o sistema de proteção de pilares não foi integralmente instalado, impedido por problemas de desapropriação de áreas adjacentes e pela falta de licitação bem-sucedida para as obras necessárias. Ao longo dos anos, várias tentativas de instalar as defensas da Ponte Newton Navarro ficaram pelo caminho. A falta das defensas traz impacto negativo no fluxo de navios de grande porte.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário