(Foto: Presidencia Peru/Flickr)
O projeto prevê uma ferrovia que cruza o Brasil, conectando o interior a portos atlânticos. A linha reduziria gargalos e funcionaria como complemento ao porto de Chancay, criando uma rede integrada que evita congestionamentos e custos elevados no Canal do Panamá.
O impacto sobre o Canal do Panamá
O novo corredor logístico impulsionado pela China poderia reduzir significativamente o tempo e os custos do transporte internacional, permitindo que cargas cruzem o continente por terra em vez de depender exclusivamente do Canal do Panamá. Além disso, oferece maior resiliência, já que o canal tem sido periodicamente afetado por secas e congestionamentos que limitam sua capacidade de operação.
Há também uma dimensão estratégica: com o financiamento, a construção e a operação sob controle chinês, exportadores sul-americanos podem acabar sujeitos a condições e preços alinhados aos interesses de Beijing. Para a Horizon Advisory, não se trata de uma substituição direta ao Panamá, mas de uma alternativa viável e escalável, capaz de enfraquecer o papel dominante do canal como principal eixo do comércio transcontinental.
Reação dos Estados Unidos
Um porta-voz do Departamento de Estado afirmou que Washington espera que países latino-americanos mantenham soberania sobre infraestrutura crítica e evitem acordos que prejudiquem suas economias. Os EUA também prometem apoiar decisões informadas sobre projetos ligados à China em todo o Hemisfério Ocidental.
A Referência
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