OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

terça-feira, 25 de março de 2014

Pesquisa sobre Hotel Reis Magos é entregue ao Ministério Público

Imponente no passado, antigo Hotel Reis Magos, na Praia do Meio, acumula avarias em praticamente toda a sua estrutura

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entregou ao Ministério Público Estadual um estudo sobre o Hotel Reis Magos, que está fechado há 18 anos. De acordo com o promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado Barbosa, a partir do estudo será possível adotar, de forma ainda mais embasada, as medidas necessárias em relação ao prédio. 

“Esse é o primeiro estudo oficial sobre o assunto que chega a esta Promotoria. Assim, poderemos nos articular com mais embasamento dos estudos realizados pelos especialistas, o que, certamente, é de grande contribuição para o nosso trabalho”, explicou o promotor, que trabalha na ação para impedir a demolição do imóvel. Segundo os pesquisadores, o estudo levou aproximadamente um mês para sua realização e consiste na atribuição de valor ao Hotel dentro de quatro perspectivas. A primeira trata do prédio como um ícone representativo do modernismo em Natal. A segunda avalia o edifício como um elemento que estrutura o desenvolvimento urbano na área, o que caracteriza seu fator histórico. Em seguida, foi feita a leitura específica do ponto de vista arquitetônico, enfatizando a corrente modernista da arquitetura brasileira, além de trazer atributos de qualidade técnica, construtiva, espacial e artística. Por fim, atribuiu-se valor simbólico ao edifício, discutindo o que ele significa para a cidade, histórica e simbolicamente.

“A manutenção do edifício, assim como é equivocadamente dito, não significa a manutenção do abandono. Ao contrário, é possível modernizar o prédio e manter sua estrutura histórica. Temos diversos exemplos disso como a Casa da Ribeira, o IFRN da Cidade Alta e a Capitania das Artes. Da mesma forma, a preservação não significa a falta de desenvolvimento econômico. Esse pensamento é totalmente antiquado”, defendeu Natália Vieira, uma das autoras da pesquisa. Após avaliação e considerações do Promotor de Justiça João Batista Machado, o estudo será encaminhado à Fundação José Augusto e à Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

No dia 21 de março, a Justiça Federal autorizou a demolição do Hotel Reis Magos. O prédio está tombado em caráter provisório pela FJA, que acatou o pedido feito pelo MPE. Porém, segundo a advogada do grupo Hoteis Pernambuco, a medida não tem validade legal, já que o proprietário do imóvel, José Pedrosa de Oliveira, não foi notificado sobre a medida.
FONTE:
http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário