O furacão Ian se tornou uma tempestade de categoria 1, nesta quinta-feira (29), ao se mover pelo centro da Flórida, nos Estados Unidos, conforme informou o Centro Nacional de Furacões. Os ventos sustentados da tempestade estão abaixo de 144 km/h.
Agora, o furacão está a cerca de 112 km ao sul de Orlando. O centro-leste da Flórida, incluindo Orlando, também está sob vigilância de tornados.
Ainda segundo a entidade, estão previstas grandes inundações, que podem gerar risco de morte à população, na região central. A parte norte do estado, além do sudeste da Geórgia e leste da Carolina do Sul também devem ser afetados.
Diante do fenômeno, mais de 2,3 milhão de pessoas estão sem energia na Flórida, de acordo com o PowerOutage.us. Na região sudoeste mais atingida, dez condados relataram que mais de 50% dos clientes rastreados estavam sem energia. Mais oito condados no sudoeste, centro e nordeste da Flórida relataram que mais de 10 mil clientes não contavam com o serviço.
O furacão Ian chegou oficialmente à terra firme, pela costa sudoeste da Flórida, por volta das 16h05 pelo horário de Brasília, com ventos próximos a 241 km/h — uma tempestade de categoria 4.
Posteriormente caiu para categoria 3, com ventos máximos sustentados de 201 km/h. Por volta de 23h de Brasília, chegou a categoria 2 com ventos máximos de 168 km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário