Vinte e três secretários de Comunicação se reuniram nesta quinta-feira (21) para assumirem o compromisso de enfrentar a disseminação de notícias falsas. Eles estabeleceram a Comissão Permanente de Combate às Fake News, documento que encerrou o 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação.
A ata será entregue às esferas Executiva, Legislativa e Judiciária por intermédio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.
“Estamos dando um passo significativo no combate à desinformação em nosso país. As fake news são um fenômeno global que precisa ser enfrentado, e a comunicação pública desempenha um papel fundamental na consolidação da democracia da informação”, destacou Igor Marques, Secretário de Comunicação do Governo do Rio de Janeiro.
A carta enfatiza a comunicação pública como uma base sólida para prevenir e combater as fake news por meio de seus canais institucionais. Além disso, os Secretários ressaltam a importância de colaborar com as empresas jornalísticas de massa e outros membros da sociedade.
Outros pontos destacados no documento incluem: o respeito à liberdade de expressão, a responsabilidade dos órgãos oficiais em disseminar informações verdadeiras e o direito da população à informação precisa e relevante.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
FONTE: diariodocentrodomundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário