OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Dados das urnas começam a ser gravados para eleições


 Foto: Anderson Régis

A Justiça Eleitoral do RN já iniciou o processo de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2024. Serão preparadas no estado um total de 8.114 urnas para as mesas receptoras de votos, além de 378 para eventuais contingências, visando atender a 2.649.282 eleitores aptos a escolherem seus prefeitos e vereadores. Todos os dados necessários para a votação são gravados inicialmente nas mídias para posterior instalação nas urnas eletrônicas, que, ao final, serão lacradas.

O trabalho tem por objetivo gravar, em mídias de carga, os sistemas eleitorais e os programas oficiais das urnas, assim como os dados essenciais para a votação, incluindo informações dos eleitores de cada seção eleitoral e número e foto dos candidatos. Até a próxima sexta-feira (27) todas as zonas eleitorais deverão realizar suas cerimônias de Geração de Mídias, presididas pela juíza ou juiz eleitoral, ou por autoridade designada pelo TRE.

“As urnas vão ser preparadas nas próprias zonas eleitorais e esse processo já começou. São informações dos candidatos, eleitores, enfim todo o sistema operacional, porque cada urna só funciona com as informações da sua seção”, explica o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE), Marcos Maia.

O estado tem 7.793 sessões eleitorais em 1.524 locais de votação. Há um planejamento para atender essas sessões em caso de problemas nas urnas, podendo estas serem substituídas por uma das mais de 300 reservas que estarão disponíveis. “Se uma urna quebrar, temos as urnas de contingências, preparadas para usar em casos de emergências. A gente transfere os cartões de memória para que funcionem e não precisemos realizar voto manual. Também temos baterias reservas, apesar de que uma urna tem autonomia de 14 horas”, explica Maia.

O primeiro turno das eleições ocorre no dia 6 de outubro, das 8h às 17h. A expectativa do TRE é de que 95% dos municípios já saibam quem são seus prefeitos e vereadores até as 20h30. “Não havendo filas, a gente encerra a votação naquela sessão às 17h e já começa a sair o resultado. São 315 pontos de transmissão além das sessões eleitorais para transmitir os resultados para TSE. É difícil precisar um horário, mas acreditamos que por volta das 20h, 20h30, 95% dos municípios já tenham finalizado a apuração”, destaca o secretário de Tecnologia da Informação e Eleições (STIE).

Ao todo, a justiça eleitoral conta com cerca de 40 mil pessoas convocadas para trabalhar no pleito no RN. Além disso, 700 servidores se juntam a outros 300 profissionais contratados para realizar serviços diversos.

O eleitor deve ficar atento se houve mudança no seu local de votação através dos seus canais do TRE. É possível esclarecer dúvidas com a atendente eletrônica do TRE via whatsapp 0800-846464.

Apesar da biometria identificar o cidadão na sessão eleitoral, é preciso estar com documento oficial com foto, que pode ser o aplicativo E-Título, ferramenta que permite acesso rápido às informações da eleitora e do eleitor, incluindo zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais. Esse aplicativo ficará indisponível para ser instalado no dia da eleição, por isso, o eleitor deve fazer o download antes do dia.

Reforço na segurança
O apoio na segurança deve começar desde a sexta-feira (4), com a ronda motorizada nos locais onde ficarão armazenadas as urnas preparadas para irem para os colégios no sábado (5) pela manhã. A Polícia Militar é a responsável por manter a ordem, mas os municípios também podem receber apoio das forças federais, se solicitado. Até o momento, apenas para o município de João Dias foi aprovada a presença federal pelo TRE.

O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral foi favorável ao pedido em virtude dos fatos ocorridos na cidade, entre eles, os assassinatos do prefeito de João Dias e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira, e de seu pai, Sandi Alves de Oliveira, no dia 27 de agosto.

O comandante-geral da PM, Cel. Alarico, já apresentou um planejamento da segurança do pleito ao TRE, no qual mais de 8.200 policiais deverão trabalhar, nos dias 5 e 6 de outubro, além do apoio das guardas municipais de 40 municípios, Corpo de Bombeiros e Policiais Penais.

A Sala de Comando e Controle funcionará na sala do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), dentro do Centro Administrativo do Estado, em Natal, onde haverá acompanhamento de todos os policiais em cada local de votação dos 167 municípios do Estado.

A partir das 20h do sábado (5), todos os 1.532 locais de votação terão policiais fazendo a guarda do local até o término da votação. Após o fechamento de cada seção eleitoral, a PM fará a escolta das mídias, que são os dados gravados na urna, até os pontos de transmissão dos dados.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário