Arquipélago de São Pedro e São Paulo | Foto: Reprodução/Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil (MB) resgatou o velejador tcheco, Vladimir Popov, de 56 anos, na tarde deste sábado (21), após receber um pedido de socorro. A embarcação estava à deriva, com sérias avarias, sem mastro e velas, e com dificuldades de manobra nas proximidades do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa do Rio Grande do Norte.
Assim que o chamado de emergência foi captado, a Marinha acionou a estrutura do SALVAMAR Nordeste, que coordena operações de busca e salvamento na região. A embarcação “Marlin II”, que prestava apoio à Estação Científica no arquipélago, foi destacada para atender ao chamado.
O velejador, que havia partido de Cabo Verde há 41 dias com destino a João Pessoa (PB), foi resgatado pela tripulação da “Marlin II” e recebeu água e alimentos. Popov informou que sua embarcação sofreu danos no mastro e nas velas há 18 dias, o que dificultou a navegação. Embora o veleiro possuísse propulsão mecânica, o combustível estava quase esgotado.
Um médico da Marinha avaliou o estado de saúde de Vladimir Popov por meio de telemedicina, constatando que ele está bem, sem lesões ou necessidade de medicação. O veleiro “Naiara” permanece amarrado a uma boia no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, sem registro de poluição hídrica.
A embarcação “Marlin II”, que resgatou o velejador, iniciará o retorno de sua expedição no dia 29 de setembro, com previsão de chegada a Natal em 2 de outubro, trazendo Vladimir Popov a bordo.
Novo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário