Foto: Cícero Oliveira
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi apontada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como a melhor instituição no levantamento de governança nas dimensões de Integridade, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas, Gestão de Aquisições, TI e Segurança da Informação, bem como Sustentabilidade Ambiental e Social. O levantamento do órgão de controle avaliou a governança integrada e as práticas socioambientais de 387 organizações da administração pública federal.
Nas dimensões de gestão orçamentária, gestão de pessoas e sustentabilidade, a UFRN alcançou nota 10. Na avaliação do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, o reconhecimento dado pelo TCU à Universidade é resultado do compromisso institucional com a excelência acadêmica e de gestão. “Para a UFRN, ser apontada como a instituição com o melhor índice nacional demonstra nosso esforço diário em buscar excelência de gestão e oferecer a melhor educação à sociedade”, o gestor lembrou que esse destaque na área da gestão vem junto com o reconhecimento no campo acadêmico, visto que, neste ano, a UFRN entrou para o seleto grupo das 25 universidades brasileiras consideradas de excelência pelo Ministério da Educação (MEC).
O secretário de Governança Institucional (SGI), Severino Cesário de Lima, explicou que a UFRN vem melhorando seus índices ao longo dos anos. Na última avaliação do TCU, em 2021, a Universidade alcançou o primeiro lugar entre as instituições federais de ensino e o terceiro lugar geral na administração pública federal. “Por meio de um plano de governança, fazemos um monitoramento constante de diversas instâncias da UFRN”, trabalho que vem sendo realizado de forma intensificada desde 2019, com a criação da SGI, e que teve como resultado, neste ano, o 1° lugar nacional.
Severino Lima destacou ainda outras dimensões que a UFRN teve boa avaliação, como a estratégia da organização, relativa aos planos institucionais; o controle, por meio do trabalho da Auditoria Interna e da gestão de riscos; a liderança, que diz respeito ao perfil dos gestores em termos de integridade, qualificação e ética; entre outros aspectos.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário