Foto: Amanda Vieira
O programa eleitoral está entre os fatores que levaram às mudanças no cenário de intenção de votos aos candidatos à Prefeitura do Natal e, diante do cenário eleitoral da capital, a realização de um segundo já é uma certeza no pleito deste ano. É o que avalia o diretor do Instituto Consult, Paulo de Tarso. A informação foi repassada durante entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Natal, na manhã desta quinta-feira (19).
De acordo com ele, embora seja possível afirmar que um segundo turno vai acontecer em Natal, ainda não é possível definir quais dos nomes da disputa chegarão à fase final do pleito. Isso porque o momento atual é de mudança no posicionamento dos candidatos “Começou uma dança em relação aos posicionamentos desses candidatos mediante a intensidade da propaganda eleitoral. A propaganda eleitoral chegou fria, mas agora já chama mais atenção “, ressalta .
A perspectiva de Paulo de Tarso tem como base a primeira de uma série de três pesquisas de intenções de votos do Instituto Consult Pesquisa/TRIBUNA DO NORTE. A pesquisa aponta um empate técnico entre os candidatos que estão nas duas primeiras posições – o deputado federal Paulinho Freire (União) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), mas indicando uma virada, já na pesquisa espontânea (aquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos), em favor do deputado Paulinho Freire, que aparece 3,60% à frente do ex-prefeito, a apenas 18 dias das eleições de 6 de outubro.
De acordo com Paulo de Tarso, é uma pesquisa que está no momento certo de uma reta final e consiste em uma prestação de serviço à população. Ele aponta que, desde o início, Carlos Eduardo vinha se sobressaindo desde o início da campanha. No entanto, com a movimentação dos demais candidatos, a população passou a observar que tinham outras opções.
O diretor do Instituto Consult avalia, ainda, que o candidato Paulinho Freire é um nome na disputa que conta com o apoio de vários partidos e que ficou com um maior tempo de televisão em comparação aos seus concorrentes. “Os programas estão muito bons, tanto o de Paulinho quanto o de Natália Bonavides, o de Carlos Eduardo não chega a tentar ser bom pelo tempo que ele tem”, esclarece.
No que se refere às divergências do levantamento da Consult, em comparação a pesquisas anteriores, o diretor reitera a experiência do Instituto e reforça que tanto a ausência de conhecimento acadêmico quanto dimensionamento intencional da amostra pode levar a maiores discrepâncias nos estudos. “Eu não leio pesquisa de ninguém, mas sempre vejo as manchetes. Me assusta muito quando vejo as pesquisas e vejo um percentual de 44% para Carlos Eduardo. Eu não peguei nenhuma acima de 40% e faço a coisa certa”, completa.
Paulo de Tarso reforça que a pesquisa da Consult traz as perspectivas de todas as zonas administrativas de Natal e, apesar do programa eleitoral na TV exercer influência nas intenções de voto da população à Prefeitura do Natal, a campanha nas ruas pode fortalecer o posicionamento dos candidatos por meio dos vereadores. O motivo é que este grupo apresenta mais contato junto à população e pode favorecer a imagem dos seus candidatos à Prefeitura da cidade.
BG
Nenhum comentário:
Postar um comentário