Stringer/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Os protestos antirregime na capital iraniana, Teerã, dividiram a cidade nos últimos dias, disse um morador à CNN nesta terça-feira (13). Algumas pessoas fugiram em meio à agitação mortal, enquanto outras correram para casa depois do trabalho para se trocarem antes de sair às ruas.
O residente, que pediu para permanecer anônimo devido a questões de segurança, disse à CNN que o dia é assustadoramente calmo antes dos protestos recomeçarem à noite.
“Você falará com as pessoas que trabalham nas cafeterias e elas dirão que terminam o turno às 18h, depois vão para casa, se trocam e vão para a rua”, disse a fonte.
Embora os protestos tenham se tornado menos intensos desde o fim de semana, a situação na cidade continua grave, disse o morador, acrescentando que alguns hospitais estão lotados e os cemitérios estão recusando pessoas devido à superlotação.
“As duas primeiras noites dos grandes protestos – quinta (8) e sexta-feira (9) da semana passada – foram enormes”, disse o morador. “Pessoas de todas as idades compareceram – jovens com seus pais, de todas as classes sociais, de todas as partes da cidade.”
“O sábado (10) ficou muito, muito violento, e foi aí que você viu muita gente voltar para casa e parar de sair”, disse o morador.
Algumas pessoas participam sozinhas dos protestos antigovernamentais, para que possam fugir mais facilmente das autoridades sem temer pela segurança de amigos ou familiares, segundo o morador.
“Há pessoas armadas com facas e outros tipos de armas”, disse a pessoa.
As manifestações parecem ter algum nível de coordenação, disse o residente, e “a primeira fila dos protestos inclui organizadores e líderes que estão coordenando os locais, horários de início, como fechar estradas e parecem estar liderando parte do vandalismo e da violência”.
Entretanto, outros manifestantes especulam se a violência está sendo alimentada pelo próprio regime iraniano ou por potências estrangeiras, acrescentou o residente.
Mas a maioria das pessoas está simplesmente farta da situação interna no Irã, disse o morador.
“A situação é muito, muito terrível; as pessoas estão "com fome e com raiva”, disse ele. “A vida é inacessível para os ricos, muito menos para as pessoas pobres e de classe baixa.”
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário