Foto: Alex Brandon/AP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira, 13, que tomará “medidas muito enérgicas” caso o Irã enforque manifestantes. Teerã vive, nas últimas semanas, uma onde crescente de protestos contra o governo, que já deixou mais de 2 mil mortos.
Em entrevista à emissora CBS News, Trump prometeu intervir se o Irã começar a enforcar cidadãos. “Tomaremos medidas muito enérgicas se eles fizerem isso”, disse. Ele não especificou quais ações pretende adotar, mas alertou que não descarta o uso da força militar.
“Não queremos que se repita o que está acontecendo no Irã“, afirmou Trump. “E sabe, se eles querem fazer protestos, tudo bem, mas quando começam a matar milhares de pessoas, e agora você me fala em enforcamento - vamos ver como isso vai acabar para eles. Não vai acabar bem.”
O presidente americano também disse que não teve acesso a números precisos sobre o total de mortos nas manifestações, mas afirmou que o dado pode se “bastante substancial” e que “isso vai causar muitos problemas para eles”.
Trump disse ainda que seu objetivo no Irã é “vencer”. Questionado sobre o que significaria vencer, ele citou exemplos como a captura do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em 3 de janeiro, a morte do líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, em 2019, na Síria, e o ataque a instalações nucleares iranianas em junho do ano passado.
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário