OUÇA AQUI! A RÁDIO MELODIA CABUGI, 1º LUGAR EM AUDIÊNCIA NA CIDADE DE LAJES-RN

.

.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Mundo: Escândalo alimentar na China choca o mundo após carnes de 1970 serem encontradas congeladas em restaurantes



Fonte: jornalciencia

Oficiais quase vomitaram ao abrir caixas contendo toneladas de carnes contrabandeadas podres, fedidas e de aparência horrível.
Algumas delas estavam congeladas desde 1970. Muitas carnes contrabandeadas na China poderiam ter origem brasileira, de acordo com as autoridades.
“O cheiro era horrível, eu quase vomitei quando abri a porta”, revelou um oficial. A carne congelada antiga foi descoberta como parte de uma ação ofensiva das autoridades para combater as carnes ilegais no país.
Muitas das remessas haviam sido transportadas em caminhões que não eram refrigerados, o que significa que, ao longo do tempo, a maioria tinha apodrecido.
Fontes do setor dizem que milhares de toneladas de carne estão sendo contrabandeadas para países vizinhos da China, como Hong Kong e Vietnã, vindos, principalmente, de países como Brasil e a Índia, para contornar restrições de importação de Pequim.
"Para poupar custos, os contrabandistas costumam contratar veículos comuns ao invés dos frigoríficos. Assim, a carne se descongela e congela novamente várias vezes antes de chegar aos clientes", disse Yang Bo, um oficial que luta contra o contrabando.
Incluindo a operação mais recente, este mês, os funcionários da alfândega chinesa apreenderam mais de 100 mil toneladas de carnes congeladas contrabandeadas, chegando a investir quase um milhão e meio de reais em medidas enérgicas de combate, em 14 províncias, detendo 21 grupos de contrabando.

A China tem experimentado vários problemas com alimentos, nos últimos anos. Pequim resolveu tomar uma atitude após diversos escândalos alimentares, incluindo estabelecimentos onde carne de burro estava à venda, e algumas carnes contaminadas com DNA de raposas.
O caso mais recente envolveu uma fábrica de carne norte-americana que opera na China, acusada de vender carnes contaminadas e vencidas para clientes, incluindo McDonalds, Starbucks, KFC e Pizza Hut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário