Fonte: Novo
O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves recebeu, nesta quarta-feira (09), dois títulos das 11 categorias premiadas pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O terminal de Natal (São Gonçalo do Amarante) foi o escolhido para os troféus de Aeroporto + Confortável e Check-in + Rápido.
O título de Aeroporto + Brasil, principal categoria do prêmio realizado anualmente foi para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR). Além de conquistar o título principal, o Afonso Pena foi o melhor aeroporto em outras três categorias, segundo a opinião dos passageiros: Restituição de bagagem + eficiente, Aeroporto + cordial e Raio-x + eficiente.
Viracopos, em Campinas (SP), levou o primeiro lugar nas categorias Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + limpo. Completa a lista de vencedores o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), com o prêmio de Serviço Público + Eficiente.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância dos aeroportos para o desenvolvimento do turismo. “São equipamentos fundamentais de infraestrutura turística e o reconhecimento da qualidade dos serviços do Aeroporto Governador Aluízio Alves e demais terminais avaliados pelos passageiros é um exemplo dessa transformação que estamos presenciando no setor aéreo em benefício do turismo e da aviação brasileira”, afirmou.
O ministro da Aviação, Guilherme Ramalho, disse que o desempenho acima da média da maioria dos aeroportos é uma vitória coletiva do setor de aviação civil. “No ano de 2015 alcançamos a maior nota de satisfação do passageiro nos 15 principais terminais do País. A percepção do passageiro, além de funcionar como uma ferramenta de gestão, reforça que estamos no caminho certo".
Uma das novidades desta edição é que pela primeira vez a Secretaria incluiu duas categorias para reconhecer o desempenho das companhias aéreas. Na categoria Check-in + Rápido a vencedora foi a Azul Linhas Aéreas Brasileiras; o troféu Restituição de bagagem + Eficiente ficou com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.
Para chegar às 11 categorias, a Secretaria agrupou os indicadores com maior afinidade entre os 48 itens de infraestrutura, atendimento e gestão que fazem parte da Pesquisa de Satisfação Geral do Passageiro, realizada a cada trimestre. O objetivo é estimular a melhoria da prestação de serviços aeroportuários, orientados para a satisfação dos usuários do transporte aéreo.
O resultado é fruto da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, instrumento de política e gestão que ouviu 52.412 viajantes de voos domésticos e internacionais ao longo de 2015. As entrevistas são realizadas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no País.
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