O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (29), o Projeto de Lei 3268/21 que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Essa proposta já passou pelo Senado e agora segue para a mesa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se sancionado, Natal poderá ter um novo feriadão. Isso porque a capital do Rio Grande do Norte comemora no dia 21 de novembro a padroeira, Nossa Senhora da Apresentação.
O Projeto de Lei recebeu 286 votos a favor e 121 contra. A data será chamada de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, 20 de novembro é feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades.
Em 2024, os dias 20 e 21 de novembro caem, respectivamente, na quarta e quinta-feira. No entanto, em 2025 o natalense já poderá aproveitar quatro dias seguidos de descanso, já que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será em uma quinta-feira, e o Dia de Nossa Senhora de Apresentação em uma sexta.
A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, e símbolo de resistência contra a escravidão.
Em entrevista à Agência Câmara, a relatora da proposta, a deputada Reginete Bispo (PT-RS) afirmou que a bancada negra escolheu o feriado para iniciar seus esforços de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial pela criação de um feriado.
TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário