O Exército de Israel retirou nesta segunda-feira (1º) parte das tropas e tanques que mantinha na Faixa de Gaza. A retirada faz parte do plano anunciado pelo governo israelense de mudar de tática e reduzir o número de tropas atuando no território palestino.
Contexto: O conflito começou no dia 7 de outubro de 2023, depois de um ataque do grupo terrorista Hamas a Israel. Na ocasião, mais de 1,2 mil civis israelenses foram mortos. Outras centenas de reféns foram capturados pelo grupo terrorista na ocasião.
Segundo o governo, a tática para o conflito em 2024 inclui reduzir as tropas no território palestino. Este é o recuo mais significativo anunciado publicamente desde o início da guerra.
A mudança já foi visível na Cidade de Gaza, no norte da Faixa de Gaza, de onde tanques já saíram em direção ao sul de Israel.
Segundo o comunicado do governo, pelo menos duas brigadas que estão no território do conflito vão ser enviadas para casa. Outras três vão deixar o local para treinamento. Cada grupo têm cerca de 4 mil soldados.
Em comunicado, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que, além da retirada, moradores de algumas comunidades ao sul de Gaza vão poder retornar às suas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário